Considerando a manutenção da correção gramatical e a coerênc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088266 Português
1.png (751×580) 

Moisés Zylbersztajn. Muito além do maker: esforços contemporâneos de produção de novos e efetivos espaços educativos. In: Clarissa Teixeira,
Ana Cristina Ehlers e Marcio de Souza. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis-SC: Bukess, 2015,
p. 197-198 (com adaptações).

Considerando a manutenção da correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item. 


“E um lugar que tivesse máquinas” (linha 26) por E um lugar onde existisse máquinas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"E um lugar onde EXISTISSEM máquinas"

Máquinas é o sujeito do verbo existir, por isso ele deve estar no plural.

Gab.: errado

O único erro da reescritura é o uso da forma verbal "existisse". Esta não concorda com o sujeito "máquinas". Corrigindo: "E um lugar onde existissem máquinas".

Errado.

Obs.: o verbo "existir" é sempre intransitivo e, em geral, seu sujeito estará deslocado, à frente. Não se deve confundi-lo com objeto direto.

Verbo Ter no sentido de existir é impessoal, ficando sempre na 3º pessoa do singular. Já o verbo existir é pessoal e deve concordar com o sujeito ao qual se refere, que neste caso, seria máquinas.

não sei se estou errada, mas a palavra que vem após o que deve concordar com a que vem antes, logo se estava no singular a próxima deve ficar no singular.

não sei se estou errada, mas a palavra que vem após o que deve concordar com a que vem antes, logo se estava no singular a próxima deve ficar no singular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo