A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de di...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E: da gota espessa.
O método da gota espessa é o principal método diagnóstico para a malária. Ele é considerado um padrão-ouro na identificação do parasita causador da malária, pois permite a visualização direta do parasita no sangue. A técnica envolve a coleta de uma gota de sangue do paciente, que é espalhada e seca numa lâmina para microscopia. Após a coloração, geralmente com Giemsa, os parasitas da malária podem ser observados ao microscópio. Essa técnica é altamente eficaz porque possibilita a observação de uma grande quantidade de sangue em uma área concentrada, aumentando, assim, a sensibilidade na detecção de parasitas.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Ritchie: O método de Ritchie é uma técnica de sedimentação utilizada principalmente para a concentração de ovos de helmintos em amostras de fezes e não é utilizada para o diagnóstico de malária, que é uma infecção sanguínea.
B - Lutz: Este é outro método de sedimentação, conhecido como método de Hoffman, Pons e Janer, e é utilizado para a concentração de ovos de helmintos em fezes, não sendo aplicável ao diagnóstico de malária.
C - Willis: Trata-se de um método de flotação em solução saturada de sal, usado para a detecção de ovos de helmintos em fezes. Como os outros métodos, ele não é utilizado para detectar parasitas no sangue, como é o caso da malária.
D - Fausti: Não é um método conhecido ou utilizado para o diagnóstico de malária ou de outros parasitas sanguíneos ou intestinais. Pode ser uma opção fictícia ou menos relevante no contexto clínico-parasitológico discutido.
Compreender os métodos de diagnóstico para diferentes parasitoses é essencial, especialmente em exames de concursos públicos, pois isso ajuda a identificar rapidamente a técnica correta para o diagnóstico de infecções específicas, como a malária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gota espessa
gab e
- MÉTODO DE RITCHIE (Concentração pelo Formol-Éter) Fundamento: Emprego do formol e do éter com a finalidade de fixar e concentrar as estruturas parasitárias e separá-las dos detritos e gorduras fecais.
- A técnica de Lutz (1919) fundamenta-se na sedimentação espontânea, sendo uma técnica qualitativa e de baixa sensibilidade, descrita primordialmente para o diagnóstico de ovos de Schistosoma mansoni.
- Nessa técnica (willis), é utilizado o principio da flutuação, utilizando soluções de densidade elevada; com isso, os oocistos e os ovos, de densidade menor que a solução, tendem a flutuar. Coloca-se uma lâmina de vidro em contato com o líquido.
- técnica de Faust: consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada,e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml. Centrifuga-se novamente. Os ovos e cistos leves estarão presentes na película superficial, que pode ser colhida com alça de platina e confeccionado a lâmina, tratada com lugol, para observação ao microscópio.
- GOTA ESPESSA :para o diagnóstico da malária. Sua técnica baseia-se na visualização do parasito, através de microscopia ótica, após coloração pelo método de Walker ou Giemsa. Permite a diferenciação específi ca dos parasitos a partir da análise de sua coloração, morfologia e de seus estádios de desenvolvimento no sangue periférico, devido a sua alta concentração. Para a confecção da gota espessa, podemos colocar pequenas gotas de sangue nas posições relativas aos vértices de um quadrado imaginário e uni-las com um movimento circular utilizando um palito descartável ou o vértice de uma lâmina comum.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo