“Em 2001, a fotógrafa Renée Cox foi notícia de primeira pági...
“Em 2001, a fotógrafa Renée Cox foi notícia de primeira página quando o prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, denunciou uma de suas obras, na época em exibição numa mostra do Brooklyn Museum, como “nojenta”, “ultrajante” e “anticatólica”. Era uma grande fotografia em cinco painéis, “A Última Ceia de Yo Mama”, uma reencenação da Última Ceia de Leonardo da Vinci com apóstolos negros (exceto por um Judas branco) e a própria Cox na presidência com um Jesus nu e feminino” (PAGLIA, 2014, p. 177 – 178).
A respeito dessa proposição artística, afirma-se que:
I O trabalho representa uma citação às primeiras vanguardas do modernismo.
II Os artistas performáticos costumam inventar alter egos para subverter os papéis de gênero ou a classe social.
III A partir da década de 1990 há uma série de ásperas controvérsias acerca do financiamento das artes por parte do governo norte-americano, por causa de obras consideradas pornográficas ou sacrílegas.
IV Nessa fotografia artística, Cox dramatiza os conceitos europeus do século XIX sobre a nudez, ao introduzir a noção de arte conceitual.
Dos itens acima, estão corretos, apenas: