O Distrito Federal está localizado entre os paralelos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088284 História e Geografia de Estados e Municípios

       O Distrito Federal está localizado entre os paralelos 15°30’ e 16°03’ de latitude sul e os meridianos 47°18’ e 48°17’ de longitude oeste, na região Centro-Oeste do Brasil. O Distrito Federal tem como limites naturais o Rio Preto, a leste, e o Rio Descoberto, a oeste. Ao norte e ao sul, é limitado por linhas retas, que definem o quadrilátero correspondente à sua área.  


Internet: <codeplan.gov.br> (com adaptações).


Considerando os diversos aspectos da geografia do Distrito Federal, julgue o item.


O território do Distrito Federal é banhado por diversos rios, que fazem parte, em nível nacional, das bacias hidrográficas do Paraná, do São Francisco e do Araguaia-Tocantins. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As extensas áreas elevadas do Planalto Central Brasileiro são verdadeiras "caixas d'água" do Brasil acumulando água de chuvas em terras altas para formas as principais bacias hidrográficas brasileiras. Rios como o Maranhão, afluente do Tocantins, o Rio Preto afluente do São Francisco e São Bartolomeu afluente do rio Paraná estão entre os que estão nessa situação.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: CERTO

Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros – o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná).

Aos colegas, desejo bons estudos!

Minha contribuição.

Hidrografia

O Distrito Federal está localizado no Planalto Central do Brasil, onde se localizam as cabeceiras de afluentes de rios de grandes bacias hidrográficas brasileiras: o rio Maranhão (afluente do rio Tocantins), o rio Preto (região da bacia hidrográfica do rio São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (região da bacia hidrográfica do rio Paraná).

Fonte: Estratégia

Abraço!!!

certa

Q937277 No Mapa das unidades hidrográficas do Distrito Federal, elaborado em 1994 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, estão definidas três grandes bacias hidrográficas de referência − Paraná, São Francisco e Tocantins/Araguaia −, subdivididas em outras sete, considerando os seus principais rios. Pertencem à do Paraná, pelo mapa, as bacias dos rios São Bartolomeu, Descoberto e Corumbá.

Q909445 Algumas das principais bacias hidrográficas que cortam o DF são vitais para abastecer importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a do São Francisco, a do Paraná e a do Tocantins-Araguaia.

Q1982370 Em que pese o DF ser a menor unidade da Federação em extensão territorial, ele apresenta diversidade em relação aos aspectos geográficos: O Planalto Central e, em especial, a reserva ecológica das Águas Emendadas é local de nascentes de rios de importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a dos rios São Francisco, Tocantins-Araguaia e Paraná.

Achei que a questão estaria errada pelo fato de dizer Araguaia Tocantins, sendo que o correto seria Tocantins Araguaia.

  • Bacia Tocantins/Araguaia - Rio Maranhão
  • Bacia São Francisco - Rio Preto
  • Bacia Paraná - Os demais ( Rio Descoberto, Rio Corumbá, Lago Paranoá, Rio São Bartolomeu e Rio São Marcos)

A Bacia do Lago Paranoá é uma sub-bacia que integra a Bacia do Paraná, esta sim é a grande bacia;

Pode-se dizer que o Distrito Federal possui uma conexão indireta com o Rio Amazonas, pois o Rio Tocantins se encontra com aquele rio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo