Em matéria divulgada pela imprensa no dia 22/10/2014, a Comi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492112 Atualidades
Em matéria divulgada pela imprensa no dia 22/10/2014, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) concluiu que 200 pessoas foram presas e torturadas [...] em São Gonçalo, no Rio, entre 1969 e 1971 [...] Segundo as testemunhas, sessões de tortura eram acompanhadas por um médico, conhecido entre os presos como Dr. Coutinho, que avaliava a condição de saúde do torturado e autorizava a continuidade da sessão.

O local em São Gonçalo no qual aconteciam as sessões de tortura, segundo a Comissão Nacional da Verdade, era:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos explorar a questão sobre a localização das sessões de tortura segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV) durante a ditadura militar no Brasil, que é o tema central desta questão.

**Tema Central**: A questão aborda um aspecto histórico relacionado às violações de direitos humanos durante o regime militar no Brasil (1964-1985). A Comissão Nacional da Verdade foi criada para investigar esses abusos, e um dos seus focos foi a identificação de locais onde ocorriam torturas.

Conceito Teórico: A CNV foi instituída pela Lei nº 12.528/2011 com o objetivo de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período mencionado. A questão específica refere-se às torturas ocorridas na Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, em São Gonçalo, um local comprovadamente utilizado para esse fim, conforme relatos de testemunhas e documentos históricos.

Alternativa Correta: Alternativa D - Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores. A escolha correta recai sobre esta alternativa, pois é historicamente comprovado que a Ilha das Flores foi um local de detenção e tortura durante o regime militar, corroborado por relatos de sobreviventes e investigações da CNV.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Comando da Aeronáutica em São Gonçalo: Não há registros históricos ou evidências apresentadas pela CNV que indiquem que este local foi usado para sessões de tortura durante o período em questão.

B - Batalhão de Engenharia do CFN: Este local não é mencionado nos relatórios da CNV como um centro de tortura, não havendo testemunhos ou documentos que sustentem tal utilização.

C - Clube dos suboficiais de Niterói e São Gonçalo: Não existem evidências ou menções nos documentos da CNV que associem este clube a práticas de tortura.

E - Instituto Militar de Engenharia (IME): O IME é uma instituição acadêmica e não foi citado pela CNV como local de tortura. A sua função é voltada para ensino e pesquisa em engenharia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

http://www.cnv.gov.br/index.php/outros-destaques/560-ex-presos-e-ex-militar-reconhecem-locais-de-prisao-e-tortura-na-ilha-das-flores-rj

Pergunta tendenciosa  que não mede conhecimento nenhum, triste o país que vivemos onde em uma banca de concurso tenha questões como está  letra D ilha das Flores. 

Ex-presos e ex-militar reconhecem locais de prisão e tortura na Ilha das Flores, RJ

tendenciosa uma questão baseada em fatos? triste os fatos, não!!!?

A Comissão Nacional da Verdade concluiu que 200 pessoas foram presas e torturadas na Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores (BFNIF), no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, entre 1969 e 1971. A conclusão foi anunciada numa visita à base nesta terça (21).

Durante a visita, 14 ex-presos políticos ajudaram peritos e pesquisadores da CNV e da CEV-Rio (Comissão Estadual da Verdade do Rio) a mapear a base naval e identificar as salas de tortura. A base foi utilizada como prisão a partir do final de 1968. As pessoas que testemunharam durante a visita estiveram presas entre 1969 e 1971.

As apurações da CNV indicam que a base foi substituída pelo DOI-Codi [centro de repressão do Exército] no Rio a partir de 1971 como centro de tortura.

Segundo as testemunhas, as sessões de tortura na base eram acompanhadas por um médico, conhecido entre os presos como dr. Coutinho, que avaliava a condição de saúde do torturado e autorizava que a sessão continuasse.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/print.php?id=64863

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo