Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma eq...
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Grau de maturidade profissional e psicológica;. ✓ Os estilos de .... Na liderança democrática o líder partilha com a equipe as decisões, age como ... O próprio líder define a tarefa a ser executada por cada membro
Correto Letra A
Embora não seja difícil responder essa questão sem ter um conhecimento específico de qualquer coisa, acredito que vale a pena uma análise mais detalhada em prol de questões futuras, mais complexas ou confusas (já que é normal questões dessa matéria parecerem ou, de fato, serem confusas).
O foco da questão parece ser a "Teoria da Maturidade e Liderança Situacional", de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, e a "Escala de Maturidade de Equipe" proposta por Dyer (1995) . Segundo os primeiros, a liderança situacional (aquela que baseia-se no momento, na situação sendo vivida e sentida pelo líder) baseia-se numa relação entre os comportamentos de tarefa e de relacionamento, que, por sua vez, estão intimamente associados à maturidade: quanto mais madura é a pessoa na capacidade de desempenhar seu trabalho, mais se pode delegar a ela funções, pois se presume que serão bem executadas (é o lider voltado para tarefas); quanto menos madura, mais é preciso que o lider intervenha, determinando diretamente à pessoa o que esta deve fazer (o lider é voltado para o relacionamento). No caso da questão, se o funcionário for maduro o suficiente, ele pode ser deixado livre para, por exemplo, definir os próprios horários, uma vez que dele se espera um comportamento responsável.
O que temos, portanto, é um lider que pode ter 2 comportamentos diferentes (voltado para tarefa ou relacionamento) de acordo com os 2 graus de maturidade do funcionário na sua função (maduro ou imaturo).
2 x 2 = 4
4 são os modos de liderança que o lider pode assumir (Dirigir, Orientar, Apoiar e Delegar) a depender da cobinação dos fatores.
É importante conhecer o gráfico nos detalhes.
Cheque o link para mais detalhes. Colacar aqui tornaria esse comentário que já está extenso ainda maior.
A "Escala de Maturidade de Equipe" proposta por Dyer, também apresenta um gráfico e tipos de equipes que nele podem ser identificadas, baseadas no grau de desempenho e eficácia. Nesse gráfico, chamam-se de "pseudo-equipes" aquelas de pouca eficácia e baixo desempenho, e "equipes de alto desempenho" aquelas no polo oposto, havendo ainda outras no meio. Há aqui também a análise do grau de maturidade, sendo as pseudo-equipes aquelas com menor grau de amadurecimento.
Recomendo a leitura do texto na parte que diz respeito a esse comentário a fim de visualizar e estudar os gráficos, uma vez que é comum ver, ao menos o de Blanchard, aparendo em provas, apesar de que já vi questões falando em "pseudo-equipes" também. O subtítulo dessa parte é " 4 A maturidade e o desempenho das equipes no ambiente produtivo "
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200011
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a_situacional
Po esse david manja muito. Obrigado mais uma vez. Só comentários fera!
De acordo com a liderança situacional, desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard, a liderança bem sucedida é alcançada pelo estilo adequado de gestão para com o que os seus liderados necessitam. Percebe-se que a relação líder-liderados é semelhante à existente entre pais e filhos. Da mesma forma que os pais reduzem o controle sobre os filhos quando estes se tornam maduros e independentes, o mesmo comportamento deve ser seguido pelo líder, quando percebe comportamento semelhante nos membros de sua equipe. Porém, para isso, é necessário detectar o nível de maturidade da equipe. Resumindo: se o gerente permite que os membros façam o controle dos próprios horários, é necessário que eles tenham maturidade profissional, senão a empresa vira a "casa da mãe Joana", onde cada um entra e sai quando quiser.
Já que ele falou em delegar atividades logo o Grau de maturidade da equipe é o que encaixa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo