Leia a noticia abaixo: STF retomará julgamento sobre demarca...
Leia a noticia abaixo:
STF retomará julgamento sobre demarcação de terras indígenas na próxima quarta
O Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento do "marco temporal" dos indígenas nesta quinta •feira {26}, mas o caso só será retomado na próxima quarta-feira (1 ). Um ministro fez a leitura sobre o histórico do caso, mas não chegou a defender seu voto. A Corte vai analisar se é válida a tese na qual indfgenas só podem reivindicar terras que ocupavam até 1988, data da promul· gação da Constituição Federal.
Representantes dos índios seguem em vigllia em Brasília, fazendo manifestações contra o dispositivo. Atualmente as terras indígenas ocupam 14% do território nacional. Se o STF derrubar o marco temporal, as reservas podem dobrar de tamanho. Ho· je, são 120 milhões de hectares, o equivalente às áreas de Portugal, Espanha e França juntas.
A população indígena brasileira é de pouco mais de 1,2 milhão de pessoas. Mas quem vive mesmo nas aldeias são 750 mil indígenas, de 305 etnias diferentes. A maioria concentrada no Norte e Centro-Oeste do pais. Mas essa imensidão de terras, onde vive menos de 0,5% da população brasileira, pode dobrar caso o Supremo derrube o marco temporal, como defendem ONGs, ambientalistas e entidades ligadas à Igreja Católica.
(Adaptado de: JORNAL DA BANO. STF retomará julgamento sobre demarcação de terras indígenas na próxima quaM. Disponível em: <https://www.banct.uol.com.br>}
Sobre esta notícia: