O texto é predominantemente expresso em língua culta, mas,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195949 Português

TEXTO 2 – NÃO APELE PARA A AUTOMEDICAÇÃO

Superinteressante, Nov. 2010

     Diante de uma dor de cabeça alucinante ou de uma queimação no estômago depois do jantar, bate um ímpeto de correr à farmácia e liquidar o mal-estar por conta própria. Ou então, ao acordar com dor de garganta, a saída mais fácil parece ser usar aquele antibiótico receitado para outra pessoa, em outra ocasião. Tentações assim são perigosas, especialmente para quem se automedica com frequência. Para início de conversa, é muito difícil acertar em cheio no tipo de droga, na dose e no tempo de tratamento necessários para resolver um problema de saúde, principalmente uma infecção. A probabilidade de o micro-organismo envolvido na história se tornar resistente e contra-atacar é enorme. Pior: algumas substâncias, à medida que se acumulam no organismo, sobrecarregam órgãos vitais, como rins e fígado. Outras têm o poder de anular ou potencializar os efeitos de medicamentos associados a elas. No último caso, sintomas como sonolência, tontura, enjoo e falta de concentração podem perturbar o sujeito e até desencadear quadros mais graves. Não arrisque sua saú- de! Ouça um profissional antes de engolir qualquer remédio ou até mesmo um suplemento. Só eles conhecem as peculiaridades de cada substância e são capazes de prescrevê-las, garantindo a sua segurança. Você não vai querer arrumar outra dor de cabeça, vai?

O texto é predominantemente expresso em língua culta, mas, em algumas passagens, aparece uma marca de linguagem coloquial. A alternativa em que uma dessas passagens aparece é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta letra E

Gabarito: E

"...podem pertubar o sujeito..." frase mais próxima do nosso cotidiano. Lembrando que coloquialidade não se refere a apenas uso de gírias mas também uso de expressões mais pobres e ausência de riqueza vocabular.

Isso é só a opinião da banca, não tem respaldo nenhum.

...mas em algumas passagens..., na pergunta

Não vejo marca de uso coloquial da língua no enunciado da alternativa E.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo