Com o avançar da idade, há a acentuação de doenças crônicas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2605688 Farmácia
Com o avançar da idade, há a acentuação de doenças crônicas, consequentemente, aumentando a demanda de uso de medicamentos. Dessa maneira, os idosos tornam-se alvo de relevância para promoção da racionalidade e melhoria da sua farmacoterapia. Um quadro clínico descrito na literatura é de um idoso de 66 anos residente em uma instituição de longa permanência por 12 meses apresentando as seguintes patologias: depressão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), esquizofrenia paranoide e cefaleia intensa. Ainda era tabagista, etilista e apresentava crises de abstinência alcoólica. Sua prescrição diária constava de grupos de medicamentos que eram administrados no mesmo momento em sete horários distintos no decorrer do dia. Por exemplo, às 8 horas da manhã, ele tomava clonazepam, risperidona, enalapril, sertralina, diazepam e ácido fólico. Um dos efeitos finais da associação de clonazepam e diazepam é o prolongamento da sedação, que justificava o fato deste idoso passar boa parte do dia sonolento, o que poderia ocasionar quedas e fratura. Os dois fármacos mencionados nessa associação pertencem à classe de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Vamos entender por quê.

Na questão, temos um cenário clínico envolvendo um idoso que faz uso de diversos medicamentos, incluindo clonazepam e diazepam. É importante reconhecer que ambos pertencem à classe dos benzodiazepínicos, que são comumente utilizados como ansiolíticos. Essa classe de medicamentos é conhecida por atuar no sistema nervoso central, promovendo efeitos como sedação, redução da ansiedade, relaxamento muscular e anticonvulsão.

Agora, analisando as alternativas:

  • Alternativa A: Ansiolíticos benzodiazepínicos (BZD) - Correta. O clonazepam e o diazepam pertencem a esta classe. Eles são amplamente usados para tratar ansiedade, insônia e outras condições relacionadas ao sistema nervoso central. O uso concomitante desses fármacos pode aumentar a sedação, como informado no enunciado.
  • Alternativa B: Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) - Incorreta. Os ISRS são outra classe de medicamentos, utilizados principalmente para tratar depressão e ansiedade. Exemplos incluem sertralina e fluoxetina. Clonazepam e diazepam não fazem parte dessa classe.
  • Alternativa C: Antipsicóticos atípicos - Incorreta. Esta classe inclui medicamentos como risperidona e olanzapina, que são usados para tratar transtornos psicóticos e sintomas da esquizofrenia. Novamente, clonazepam e diazepam não pertencem a este grupo.
  • Alternativa D: Antidepressivos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) - Incorreta. Os IMAOs são outra classe de antidepressivos, que agem de forma diferente dos benzodiazepínicos. Exemplos incluem fenelzina e tranilcipromina. Clonazepam e diazepam não são IMAOs.

Portanto, a alternativa A é a que melhor descreve a classe dos medicamentos clonazepam e diazepam, ambos benzodiazepínicos que são utilizados como ansiolíticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo