“Aquele olhar estrangeiro de cobiça se perpetua até hoje; t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738598 Português

      Desde seu descobrimento, o Brasil despertou a cobiça mundial por sua fauna e flora. Sua rica e preciosa biodiversidade sempre esteve na mira daqueles que aqui aportaram. Até hoje, a bandeira brasileira exalta o verde de nossas matas, e o hino proclama que “nossos bosques têm mais vida” e “teus risonhos, lindos campos têm mais flores”. A cada ano, porém, os dados apontam um destino menos romântico para nossos símbolos patrióticos: as matas já não são tantas, e nossos bosques estão cada vez mais silenciosos.

      O processo de desenvolvimento cultural da população brasileira foi singular, possibilitando o encontro entre povos conquistadores e povos que mantinham uma estreita relação com a natureza e o meio ambiente. Ainda hoje observamos, nos grandes centros urbanos ou nos mais distantes rincões do nosso território, a presença de vários animais silvestres convivendo com o ser humano em uma relação de domínio e de admiração.

      O hábito de manter animais silvestres como mascotes vem desde o tempo da colonização do Brasil. Quando os portugueses aqui aportaram, incorporaram a prática dos índios nativos de manter macacos e aves tropicais como seus animais de estimação, além de utilizarem o colorido das penas de aves brasileiras para adorno de chapéus e outras peças do vestuário.

      Segundo o jornalista brasileiro Eduardo Bueno, durante os 30 primeiros anos após o descobrimento do Brasil, as naus portuguesas que deixavam o País costumavam levar em seus porões aproximadamente 3.000 peles de onças (Panthera onca) e 600 papagaios (Amazona sp.), em média. Ao serem desembarcadas na Europa, essas “mercadorias” estariam logo enfeitando vestidos e palácios do Velho Mundo. Usar chapéus ornados com penas coloridas de aves tropicais era considerado de muito bom gosto e quase sempre era um luxo reservado apenas às classes mais abastadas. Aquele olhar estrangeiro de cobiça se perpetua até hoje; todavia, carrega mais que uma simples curiosidade: ele traduz a certeza de que possuímos a maior reserva de biodiversidade do planeta, e nela estão contidas muitas respostas que ainda não chegaram ao conhecimento humano.

      (…)

                                       <http://www.pmambientalbrasil.org.br/txt-trafico.htm> - adaptado  

“Aquele olhar estrangeiro de cobiça se perpetua até hoje; todavia, carrega mais...”

O termo sublinhado no fragmento acima transmite ao contexto ideia de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Oposição.

Vamos entender o que a questão está pedindo. O enunciado pede que identifiquemos a ideia que o termo "todavia" transmite ao contexto da frase. Em morfologia, "todavia" é uma conjunção. Precisamos saber o que essa conjunção indica na frase, que é essencial para resolver a questão.

O termo "todavia" é uma conjunção que expressa oposição ou contraste. Quando usado em uma frase, ele introduz uma ideia que contrasta com a ideia anterior.

No fragmento, "Aquele olhar estrangeiro de cobiça se perpetua até hoje; todavia, carrega mais...", a palavra "todavia" está conectando duas ideias: a continuidade da cobiça estrangeira e o fato de que essa cobiça não é apenas curiosidade, mas também carrega outras implicações. Aqui, "todavia" introduz uma ideia oposta à expectativa criada pela primeira parte da frase.

Agora, vamos examinar as alternativas:

A - Adversidade: "Todavia" não indica uma situação de dificuldades ou problemas (adversidade), mas sim de contraste.

B - Explicação: Esta alternativa sugere que "todavia" esclarece ou explica a ideia anterior, o que não é o caso. "Todavia" não explica, mas contrapõe.

C - Oposição: Esta é a resposta correta, pois "todavia" introduz um contraste ou oposição à ideia anterior, como explicado.

D - Concessão: Concessão indicaria uma ideia que, apesar de algo, ainda acontece. Não é o caso aqui, onde a ideia contrastante é destacada.

Portanto, a alternativa correta é a letra C - Oposição, pois "todavia" atua como uma conjunção de oposição, colocando em contraste as ideias na frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Atenção!

A questão pede a ideia(SENTIDO)  e não o tipo de conjunção! 

 

Todavia é uma conjunção coordenada adversativa e está com a ideia de OPOSIÇÃO de acordo com a frase acima.

 

 

Questão pegadona!

 

 

 

 

Nova minissérie

 

"Retratos de uma banca Lixo"

Rodrigo, adversidade pode ser considerada oposição, por isso as conjuções que dão sentido de oposição e contraste são chamadas adversativas, se fosse outra coisa estariam em outra classificação. essa questão deveria ser ANULADA.

Adversativas significado de adversidade, oposição, contraste, compensação. 

Ninguém merece.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo