O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123219 Auditoria Governamental
O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público e é classificado em três categorias; são elas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre controle interno contábil no setor público. 

Bom, a norma que estabelece o controle interno contábil no setor público é a NBC 16.8 emitida pelo CFC.

Segundo o item 4 da referida norma:

O controle interno é classificado nas seguintes categorias:


(a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

(b) contábil – relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

(c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente.

Portanto, gabarito é a letra E.


Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E: São 3 categorias: operacional, contábil e normativo.

Classificação do controle interno

A NBC T 16.8 classifica o controle interno nas seguintes categorias: operacional, contábil e normativo.

  • Categoria operacional

O controle operacional está relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade. Abrange os chamados controles gerenciais e inclui relatórios, registros, formulários, sistema de autorização e aprovação, segregação de funções e muitos outros. Compreende, também, os métodos e procedimentos referentes à eficiência operacional

e obediência às diretrizes administrativas. Em geral, inclui controles, tais como análises estatísticas, relatórios de desempenho e orçamentos.

  • Categoria contábil

O controle contábil está relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis. O controle interno contábil é definido como plano de organização, procedimentos e registros envolvidos na proteção dos ativos e na confiabilidade dos registros financeiros. Essa segurança pode ser obtida por meio da limitação do acesso aos ativos e do estabelecimento de controles físicos sobre esses, da autorização e do registro das transações e da comparação dos registros contábeis com os ativos. Nesse sentido, a entidade deve estabelecer procedimentos de forma que os ativos sejam periodicamente confrontados com os registros da contabilidade. Assim como o sistema de controle interno deve ser conhecido de maneira que sejam registradas apenas as transações autorizadas, por seus valores corretos e dentro do período de competência, a garantia de operações seguras requer conferências periódicas de documentos, cálculos e transações comerciais.

  • Categoria normativa

Destaque-se que o controle normativo está relacionado à observância da legislação e de normas pertinentes. A normatização é descrita a seguir por Cavalheiro (2007, p. 37): Todos os procedimentos, processos e documentos devem ser alvo de normatização ou mediante instruções de controle ou manual de organização do sistema de controle interno. A organização do organograma, por exemplo, com definição das atribuições específicas e comuns das unidades administrativas, o desenho do fluxo dos processos internos, os manuais de procedimentos setoriais, as rotinas das unidades, bem como as determinações sobre formulários, procedimentos, prestações de contas, devem ser objetos de normatização. Deve-se ter o cuidado para que as normatizações sobre controles internos não sejam extensas, que sejam simples e sofram periódica reavaliação. 

Gabarito: LETRA E.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo