A palavra “continuamente”, utilizada pelo autor do texto, p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088018 Português
Brutus e Cássio, os assassinos de Júlio César, aprenderam do jeito mais difícil que o pior lugar do inferno é ocupado por aqueles que desprezam o imperador. No Inferno de Dante, os dois senadores romanos são condenados a passar toda a eternidade no círculo mais baixo do inferno. Lá, junto de Judas Iscariotes, são mastigados cada um em uma das três bocas de Satã, para sempre sendo dilacerados, mas nunca mortos. As infelizes almas formam o triunvirato dos maiores traidores da história e constituem o pior de todos os pecados – traírem seus benfeitores. A referência de Dante aos romanos não foi feita por puro efeito literário. Ele e seus conterrâneos italianos ainda sofrem com a morte de Júlio Cesar mesmo 1300 anos depois. É suposto que caso ele não tivesse morrido, a Itália nunca teria se fracionado em pequenas cidades-estado como foi na Idade Média e talvez ainda tivesse o poder global em suas mãos. Apesar de seu sucesso, Júlio César não era um homem de carreira militar; esta só começou bem depois como um produto de sua ambição e fidelidade a Roma. No entanto, sua abordagem implacável e superioridade estratégica foram continuamente comprovadas. O Império Romano se expandiu ao norte até a Inglaterra, e ao sul até o Egito. Ao contrário de Aníbal, sua perspicácia política se equiparava a sua habilidade militar. Cesar foi capaz de transformar suas vitórias no campo de batalha em expansão política e um governo permanente que durou por séculos após a sua morte. Tal é o legado de um homem cujo poder era tão amplo que até mesmo o fundador do Cristianismo reconhecia que ele controlava os domínios políticos da Terra. (RANK, Michael. Os Maiores Generais da História. São Paulo: Lelivros, 2012, p. 66). 
A palavra “continuamente”, utilizada pelo autor do texto, possui a seguinte classificação gramatical: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Advérbio

A palavra "continuamente" é classificada como um advérbio. Advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, adicionando informações como tempo, modo, lugar, intensidade, entre outros. No caso de "continuamente", ela está indicando a forma como a superioridade estratégica de Júlio César foi comprovada, ou seja, de maneira contínua.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas para entender melhor por que não se aplicam à palavra "continuamente".

A - Adjetivo: Adjetivos são palavras que qualificam ou caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, estado ou condição. Por exemplo: "casa grande". "Continuamente" não qualifica um substantivo, logo, não pode ser um adjetivo.

B - Substantivo: Substantivos são palavras que nomeiam seres, coisas, lugares, sentimentos, entre outros. Por exemplo: "felicidade". "Continuamente" não é um nome de algo, mas sim uma palavra que modifica o verbo "comprovadas" (como foram comprovadas? continuamente), portanto, não é um substantivo.

C - Preposição: Preposições são palavras que estabelecem uma relação entre dois ou mais termos na oração, como "de", "para", "com". Elas não modificam verbos, adjetivos ou advérbios. "Continuamente" não desempenha esse papel no texto, então, não pode ser uma preposição.

D - Locução: Locuções são grupos de palavras que funcionam como se fossem uma única palavra de outra classe gramatical. Por exemplo, "à tarde" é uma locução adverbial de tempo. "Continuamente" é uma única palavra e não um grupo de palavras, então, não é uma locução.

Com isso, fica claro que a classificação correta da palavra "continuamente" é realmente advérbio, conforme a alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A palavra “continuamente” é um advérbio. Os advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios e expressam circunstâncias de tempo, modo, lugar, intensidade etc. Nesse caso específico, “continuamente” é um advérbio de tempo que indica uma ação contínua ou repetitiva

*Queria entende a preguiça da banca em dar a linha e o parágrafo do texto*

O trecho é:

" No entanto, sua abordagem implacável e superioridade estratégica foram continuamente comprovadas.."

O continuamente esta caracterizando o comprovadas, logo é um advérbio.

FOCO E CORAGEM!

E

"o sufixo -mente é eminentemente formador de advérbio"

sufixo ente significa modo.

exemplo: amei profundamente, verdadeiramente, continuamente, perspicazmente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo