Em relação à imunoterapia no tratamento do câncer de pulmão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541358 Medicina
Em relação à imunoterapia no tratamento do câncer de pulmão, qual das seguintes alternativas está correta? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender melhor por que a alternativa B é a correta e as demais são incorretas.

Imunoterapia no tratamento do câncer de pulmão: Esse tratamento visa utilizar o próprio sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas. Um dos principais enfoques da imunoterapia são os inibidores de checkpoint imunológicos, como o pembrolizumabe, que bloqueiam certas proteínas que impedem o sistema imunológico de atacar as células cancerígenas.

Justificativa da alternativa correta (B): Os inibidores de checkpoint imunológicos, como o pembrolizumabe, podem causar efeitos adversos autoimunes, tais como colite, pneumonite e hepatite, entre outros. Esses efeitos ocorrem porque o bloqueio dos checkpoints imunológicos pode levar o sistema imunológico a atacar tecidos saudáveis do corpo. Portanto, é essencial um monitoramento contínuo durante o uso desses medicamentos para identificar e tratar prontamente quaisquer eventos adversos.

Análise das alternativas incorretas:

A: A imunoterapia não é eficaz para todos os tipos de câncer de pulmão. A eficácia da imunoterapia geralmente depende da expressão de PD-L1 (ligando da morte programada) no tumor. Tumores com alta expressão de PD-L1 tendem a responder melhor ao tratamento com inibidores de checkpoint.

C: A imunoterapia não substitui completamente a quimioterapia em todos os estágios do câncer de pulmão. Em muitos casos, a imunoterapia é usada em combinação com outras modalidades de tratamento, como a quimioterapia, especialmente em estágios avançados da doença.

D: Pacientes com mutações no gene EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico) geralmente respondem melhor a inibidores de tirosina-quinase (TKIs) do que à imunoterapia. Portanto, essa alternativa também está incorreta.

E: A resposta à imunoterapia não é previsível e uniforme. Ela varia significativamente dependendo do perfil molecular do tumor e da expressão de proteínas como PD-L1, além de outros fatores do microambiente tumoral e do sistema imunológico do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B: "O uso de inibidores de checkpoint imunológicos, como pembrolizumabe, pode causar efeitos adversos autoimunes, exigindo monitoramento contínuo." A imunoterapia, especialmente com inibidores de checkpoint como o pembrolizumabe, é uma avançada abordagem de tratamento que visa estimular o sistema imunológico do paciente para combater o câncer. No entanto, esses inibidores podem provocar efeitos adversos autoimunes, já que ao desativar os "freios" que impedem a resposta imunológica, também podem fazer com que o sistema imunológico ataque tecidos saudáveis. Isso requer um monitoramento contínuo para detectar e gerenciar esses efeitos colaterais. As demais alternativas contêm informações incorretas ou simplificadas sobre a eficácia e a aplicabilidade da imunoterapia em diferentes cenários clínicos. Por exemplo, a imunoterapia não é eficaz para todos os tipos de câncer de pulmão sem considerar a expressão de PD-L1, e não substitui completamente a quimioterapia em todos os estágios da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo