O mercado de livros e de leitores no Brasil é um importante ...
O mercado de livros e de leitores no Brasil é um importante indicador sobre a cultura, a economia e a educação no país. Sobre o assunto, responda (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) Em 2022, sob o ponto de vista do faturamento das editoras, pela primeira vez as livrarias virtuais superaram as livrarias físicas no Brasil. Se não fossem os livros didáticos e religiosos, esse cenário seria ainda mais favorável ao mundo digital.
( ) Em julho de 2023, a icônica Livraria Cultura no Conjunto Nacional foi reaberta, após liminar no Superior Tribunal de Justiça suspendendo a falência da loja. A cena foi comemorada como uma vitória da cultura brasileira, e deu uma sobrevida à empresa para sua recuperação.
( ) Em 2023, o estado de São Paulo anunciou que estava fora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do governo federal. Apesar das críticas, o ano letivo de 2024 iniciou em fevereiro apenas com livros digitais que foram distribuídos em tablets para todos os estudantes da rede pública paulista, marcando uma revolução no setor.
( ) Relatórios demonstram que, desde o isolamento social no período da pandemia, o número de leitores cresceu exponencialmente no país. Isso porque desde 2020, ano a ano são produzidos e vendidos mais livros impressos, o que também teve como consequência uma grande diminuição de preços dos livros.