Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto em ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão em análise, o correto emprego do sinal indicativo de crase é fundamental para a compreensão do texto. A alternativa correta é a letra E, que apresenta a expressão "À força de inventar máquinas". Aqui, o uso da crase não depende da regência verbal ou nominal, mas sim da presença de uma locução prepositiva feminina.
É importante lembrar que as locuções femininas que terminam em DE ou QUE sempre levam o acento grave indicativo de crase, como é o caso das expressões "à custa de", "à frente de", "à mercê de", "à testa de", "à semelhança de", "à proporção que", "à medida que" e, claro, "à força de".
Portanto, a alternativa correta e o gabarito da questão é a letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito "E" - O acento grave independe de regência e justifica-se por tratar-se de "locução prepositiva feminina."
"levam acento obrigatório as locuções femininas terminadas em DE e QUE: à custa de, à força de, à frente de, à mercê de, à testa de, à semelhança de, à proporção que, à medida que."
GABARITO: E
Casos em que nunca ocorre crase
x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.
x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.
x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?
x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?
x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.
x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.
x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.
Casos em que sempre ocorre a crase
? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.
? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.
? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.
Casos em que a crase é opcional
→ Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.
→ Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.
→ Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.
PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é crase?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-crase.htm. Acesso em 24 de dezembro de 2021.
GAB-E
‘À força de inventar máquinas’ (linha 59).
ABRAÇO PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE SAÍRAM DO BRASIL.!!!
"À força de" é uma locução prepositiva de núcleo de palavra feminina, logo precisa ter a crase assinalada, independente de regência nominal ou verbal.
Errado.
letra E
" seja a mudança que você tanto deseja"
mat
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo