A crise financeira internacional, fortemente vivenciada pelo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q76079 Economia
A crise financeira internacional, fortemente vivenciada pelos EUA em 2008 em seu mercado de hipotecas, provocou o renascimento do interesse pela teoria econômica desenvolvida pelo economista
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Keynes, em 1936, em seu livro Teoria geral do emprego, juros e moeda desenvolveu sua teoria econômica em contraposição aos economistas clássicos, propondo a política fiscal (gastos governamentais maiores do que a tributação, a fim de estimular a demanda agregada e consequentemente a renda), como solução mais eficiente para recuperar uma economia em crise, em particular a grande depressão instalada na década de 1930, que teve como marco inicial a quebra da bolsa de Nova York em 1929.

Os economistas clássicos (liberais) afirmavam que o próprio mercado era suficiente para se auto-regular, não havendo necessidade de intervenção estatal. Em particular, podemos citar a lei de Say: "a oferta cria a sua própria demanda". As teorias clássicas foram bem aceitas até a ocorrência da grande depressão, quando o desajuste entre a oferta e a demanda agregada, provocou desemprego em massa e que, apesar da redução dos preços por tempo prolongado,  não houve reação na demanda.

De certa forma a crise financeira de 2008 lembra a situação da grande depressão, portanto a teoria Keynesiana é uma melhor alternativa a essa situação. Os demais economistas citados nas demais alternativas são anteriores a Keynes, e portanto economistas liberais pertecentes à Escola Clássica.

Alternativa B é o gabarito.

Governos de boa parte do mundo praticaram políticas fiscal e monetária expansivas, no intuito de minorar os efeitos da crise econômica global.

 

Resposta: Letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo