Em relação à epidemiologia clínica, julgue o item seguinte. ...
Em relação à epidemiologia clínica, julgue o item seguinte.
Conhecer a sensibilidade e a especificidade de um
teste-diagnóstico é muito importante. As interpretações do teste
com base nas razões de verossimilhança, a qual pode ser
utilizada em múltiplos níveis de resultado de um teste, são uma
forma alternativa para descrever o desempenho do
teste-diagnóstico.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C - certo.
Vamos entender o porquê.
No contexto da epidemiologia clínica, a avaliação de testes diagnósticos é fundamental para a prática clínica. Dois conceitos essenciais são a sensibilidade e a especificidade de um teste. A sensibilidade mede a capacidade do teste em identificar corretamente aqueles que têm a doença (verdadeiros positivos), enquanto a especificidade mede a capacidade do teste em identificar corretamente aqueles que não têm a doença (verdadeiros negativos).
No entanto, além desses dois parâmetros, as razões de verossimilhança são uma ferramenta poderosa para interpretar os resultados dos testes diagnósticos, especialmente quando os testes têm resultados em múltiplos níveis. As razões de verossimilhança combinam informações de sensibilidade e especificidade em uma única medida e indicam o quanto um resultado do teste mudará a probabilidade de uma doença.
Por exemplo, uma razão de verossimilhança positiva alta (>10) indica que um resultado positivo do teste é bom para confirmar a presença da doença. Por outro lado, uma razão de verossimilhança negativa baixa (<0,1) sugere que um resultado negativo é útil para excluir a doença.
Portanto, a questão aborda corretamente a importância de conhecer não apenas a sensibilidade e a especificidade, mas também as razões de verossimilhança, que oferecem uma forma alternativa e muitas vezes mais prática de descrever o desempenho de um teste diagnóstico.
As alternativas incorretas, se houvessem, provavelmente negariam ou subestimariam a importância das razões de verossimilhança na interpretação dos testes, o que não corresponderia às melhores práticas em epidemiologia clínica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo