TEXTO II: Nunca participei de tantas reuniões quanto agora. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Ipatinga - MG
Q1199027 Português
TEXTO II: 
Nunca participei de tantas reuniões quanto agora. Mas há uma em especial de que gosto muito. Participo de um grupo que conversa sobre sustentabilidade e propõe ações de comunicação. 
Partimos de uma ideia simples: ambiente, economia e sociedade são interdependentes, causam e sofrem impactos e devem ser considerados também a médio e longo prazos. Numa dessas reuniões, redigimos títulos, que ocupariam buttons e manifestos. O futuro a gente faz agora, diz um dos slogans.
Talvez, de tão trivial, essa fosse uma daquelas verdades que nem precisassem ser lembradas. Talvez não se deva dizer ideias tão óbvias como “cada efeito corresponde a uma causa”. Mas, observando como nós somos negligentes diante dessa formulação básica, talvez faça sentido lembrar o óbvio, sim. 
Por exemplo, que o abuso dos recursos naturais e o modo como produzimos lixo hoje terão consequências para a natureza, a sociedade e a economia, agora e no futuro. Alguém já definiu esse tipo de consciência como “solidariedade para com os descendentes”. Mas poucos pensam para além de seu próprio período de existência.    Sucumbimos em um torvelinho do cotidiano que parece nos dar todas as falsas justificativas por não termos tempo de ver os filhos crescer, plantar árvores ou ser gentis. Não temos tempo para o presente e, ainda assim, parecemos tão despreocupados com o futuro. Não se trata de pensar só no presente ou só no futuro, mas de pensar no presente e no futuro.
A expressão “sucumbimos em um torvelinho do cotidiano” possui a seguinte conotação no contexto no qual está inserida:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: C

Sucumbimos em um torvelinho do cotidiano”. Sucumbir= cair sob o peso ou a força de; dobrar-se, vergar; perder o ânimo; abater-se; ceder a algo. Torvelinho= movimento de rotação em espiral; redemoinho, remoinho; figurativamente= agitação, algazarra.

➥ Assim, temos a nossa resposta: cedemos diante da grande agitação do cotidiano.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo