Com referência ao caso clínico precedente, julgue o item sub...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901566 Medicina
Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue o item subsequente.


A ventilação invasiva por traqueostomia é a melhor solução, principalmente nos pacientes dependentes de ventilação não invasiva acima de 12 h.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é sobre o tratamento adequado para um paciente com distrofia muscular do tipo Duchenne que apresenta dificuldades respiratórias e utiliza ventilação não invasiva. A afirmação de que a ventilação invasiva por traqueostomia é a melhor solução, principalmente nos pacientes dependentes de ventilação não invasiva acima de 12 horas, é incorreta. Embora a traqueostomia possa ser uma opção em casos de insuficiência respiratória crônica, a decisão de utilizar a ventilação invasiva deve ser baseada em uma avaliação individual do paciente, e não apenas na quantidade de tempo que o paciente depende da ventilação não invasiva. No caso de João, ele usa a ventilação não invasiva apenas durante o sono e quando surge desconforto respiratório, portanto, não é necessariamente dependente acima de 12 horas. Além disso, a traqueostomia é um procedimento invasivo com riscos associados, por isso, o tratamento deve sempre ser ponderado considerando os benefícios versus os riscos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo