Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento grave:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem VAI, vai A algum lugar, fui À praia.
Fui à praia / voltei DA praia
Diogo França
A alternativa correta é:
B) Domingo nós iremos à praia.
Explicação: O uso do acento grave para indicar crase (fusão da preposição "a" com o artigo definido "a") está correto antes de "praia", já que "praia" é um substantivo feminino que admite o uso do artigo definido.
Vamos analisar as outras alternativas:
- A) "Referi-me à você ontem." — Está incorreto porque "você" não admite o uso de artigo definido feminino, portanto não há crase antes de pronomes pessoais.
- C) "Luca vai à Blumenau em janeiro." — Está incorreto porque nomes de cidades, em geral, não pedem o uso de crase, a menos que o nome da cidade exija o artigo definido, o que não é o caso de "Blumenau".
- D) "Ontem você me ligou eu estava prestes à dormir." — Está incorreto porque não ocorre crase antes de verbos no infinitivo ("dormir").
- E) "Eu trabalho de segunda à sexta." — Está incorreto porque, nas locuções que indicam período de tempo, como "de... a...", não ocorre crase. O correto seria "de segunda a sexta".
Fui A e volta DA: Crase há
Fui A e volto DE: Crase para que.
A) Referi-me à você ontem.
→ INCORRETA. Quem se refere, refere-se a alguém. Logo há a preposição "a". Entretanto, é necessário o artigo feminino "a" para a ocorrência da crase, o que não ocorre na oração.
B) Domingo nós iremos à praia.
→ CORRETA. Quem vai, vai a algum lugar. Logo há a preposição "a". O substantivo feminino praia é antecedido pelo artigo "a", ocorrendo a crase.
→ Para tirar a prova, monta a mesma oração trocando o substantivo feminino por um masculino.
Ex: Domingo nós iremos ao shopping (a presença do "o" é indicativo de que na oração há artigo que irá se aglutinar à preposição "a" regida pelo verbo, porém, essa aglutinação só gera a crase quando este artigo é feminino "a")
C) Luca vai à Blumenau em janeiro.
→ INCORRETA. Quem vai a Blumenau, vem de Blumenau. Percebeu que ao trocar a preposição "a" pela "de", não há contração com artigos (do, da...)?
→ Quando se trata de topônimos, a dica é mudar o verbo por outro que reja a preposição "de". Se esta preposição for contraída, então, há na oração um artigo, devendo haver a crase:
Ex: Quem vai à Bahia, vem da Bahia.
Ex: Quem vai a São Paulo, vem de São Paulo.
D) Ontem você me ligou eu estava prestes à dormir.
→ INCORRETA. Não há crase antes de verbos. Verbos não são definidos por artigos, como os substantivos.
E) Eu trabalho de segunda à sexta.
→ INCORRETA. Entre dias de semana, só haverá crase se a preposição "de" estiver contraída "da".
→ Logo, a + de = crase pra quê? | a + da = crase há
Ex: Eu trabalho da segunda à sexta.
Ex: Estudo de domingo a domingo.
Gabarito, Letra B!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo