Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou ...
( ) O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista.
( ) O documento de Teresópolis alinhava o serviço social às demandas da ditadura.
( ) O documento de Sumaré foi o auge da crise do modelo positivista na América Latina.
( ) A partir das ideias abordadas nos documentos citados acima, ocorreu outra perspectiva no processo de renovação do serviço social que é a reatualização do conservadorismo.
A sequência correta de cima para baixo é:
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PARA QUEM MARCOU COMO F A ALTERNATIVA 3: "O documento de Sumaré foi o auge da crise do modelo positivista na América Latina.":
Segundo Netto (2005) “A documentação do Sumaré e do Alto da Boa Vista está para o deslocamento da perspectiva modernizadora assim como estão, para o seu momento ascendente, os documentos de Araxá e Teresópolis.” (VIANA; CARNEIRO; GONÇALVES, 2015). O que significa que, enquanto os documentos da perspectiva de reatualização do conservadorismo evidenciam a terminalidade da vertente de modernização conservadora.
Fonte: https://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf
RESPOSTA A - TODAS CORRETAS
O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista. (1967)
O documento de Teresópolis alinhava o serviço social às demandas da ditadura. (1970)
O documento de Sumaré foi o auge da crise do modelo positivista na América Latina. (1978)
A partir das ideias abordadas nos documentos citados acima, ocorreu outra perspectiva no processo de renovação do serviço social que é a reatualização do conservadorismo. (FENOMENOLOGIA)
Livro "Ditadura e Serviço Social - José Paulo Netto"
P. 197 - inicia o tópico "as direções da renovação do serviço social no Brasil" após citar o contexto da América Latina
Segundo o autor, esse processo ocorreu entre 1965 e 1985.
Contexto histórico: autocracia burguesa, ditadura militar, laicização do serviço social e a partir de 1950 inicia-se a industrialização pesada
Perspectiva modernizadora: p. 200
Seminário de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) – Estrutural Funcionalismo norte americano (p. 201), tecnocracia, inserção dos assistentes sociais em cargos da administração estatal (Faleiros, 1987, p. 57).
Reatualização do conservadorismo: p. 204
Seminário de Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984) – Fenomenologia (p. 205)
Repudia a tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico dialético, de raiz marxiana
Retoma o pensamento católico tradicional
Intenção de ruptura: p. 206
Congresso da Virada (1979)
Método BH
Rompe com o Serviço Social tradicional
Tradição Marxista
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