As vacinas e soros têm indicações específicas quanto à comp...
I. No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite.
II. O local mais utilizado para vacinação intradérmica é a face anterior do antebraço.
III. A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua, como no caso da vacina contra o tétano (DT).
IV. A região dorso-glútea não é indicada para ser usada na vacinação de crianças menores de sete anos, uma vez que a área é relativamente pequena nesta faixa etária e a espessura da camada formada por subcutâneo e musculatura é tal que, mesmo que a agulha seja introduzida no quadrante superior externo, existe grande possibilidade de se atingir a região peri ou endociática.
Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Somente os itens I e II estão corretos.
Vamos analisar cada item da questão para entender o motivo dessa resposta:
Item I: "No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite."
Esse item está correto. A vacina contra a poliomielite, conhecida como VOP (Vacina Oral contra Poliomielite), é realmente administrada por via oral no PNI.
Item II: "O local mais utilizado para vacinação intradérmica é a face anterior do antebraço."
Esse item também está correto. A face anterior do antebraço é o local mais comum para administração de vacinas intradérmicas, como a BCG. Isso se deve à facilidade de acesso e à visualização do local.
Item III: "A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua, como no caso da vacina contra o tétano (DT)."
Esse item está incorreto. A vacina contra o tétano (DT) é administrada via intramuscular, e não subcutânea. A via intramuscular permite uma absorção mais rápida e eficiente dos imunobiológicos.
Item IV: "A região dorso-glútea não é indicada para ser usada na vacinação de crianças menores de sete anos, uma vez que a área é relativamente pequena nesta faixa etária e a espessura da camada formada por subcutâneo e musculatura é tal que, mesmo que a agulha seja introduzida no quadrante superior externo, existe grande possibilidade de se atingir a região peri ou endociática."
Esse item está correto. No entanto, como o item III está errado, essa afirmação não afeta a escolha da alternativa correta. A região dorso-glútea realmente não é recomendada para crianças menores de sete anos devido ao risco de lesionar o nervo ciático.
Justificando as alternativas:
Alternativa A: Incorreta porque o item III está errado.
Alternativa B: Correta porque apenas os itens I e II estão corretos.
Alternativa C: Incorreta porque o item IV está correto, mas o item III não.
Alternativa D: Incorreta porque o item III está errado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito errado como
a via de administração da dt não é subcutânea como diz no enunciado.
o rotavirus é uma vacina v.o. também!
I. No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Texto 1
II. O local mais utilizado para vacinação intradérmica é a face anterior do antebraço. Texto 2
III. A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua, como no caso da vacina contra o tétano (DT). Texto 3
IV. A região dorso-glútea não é indicada para ser usada na vacinação de crianças menores de sete anos, uma vez que a área é relativamente pequena nesta faixa etária e a espessura da camada formada por subcutâneo e musculatura é tal que, mesmo que a agulha seja introduzida no quadrante superior externo, existe grande possibilidade de se atingir a região peri ou endociática. Texto 1
Texto 1 : https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/salavac_treinando_textos11_20.pdf
Texto 2: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf
Texto 3: https://aps-repo.bvs.br/aps/na-administracao-de-vacinas-subcutaneas-e-necessario-aspirar-para-prevenir-injecao-endovenosa-2/#:~:text=A%20via%20subcut%C3%A2nea%20%C3%A9%20utilizada%20para%20a,n%C3%A3o%20deve%20ser%20aspirado%2C%20a%20n%C3%A3o%20ser
Quem formulou essa questão está precisando estudar mais do que eu!
gabarito errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo