Muitos são os estudos sobre a microbiologia da cárie. A plac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Saúde Bucal |
Q2345582 Odontologia
Muitos são os estudos sobre a microbiologia da cárie. A placa dental cariogênica é colonizada e dominada por espécies bacterianas acidogênicas e acidúricas. Com relação às bactérias envolvidas no início da cárie e na sua progressão, respectivamente, assinale a alternativa correta 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa D – Streptococcus mutans e Lactobacillus.

Vamos entender melhor o tema abordado pela questão. A cárie dentária é uma doença infecciosa e multifatorial, onde a microbiota oral desempenha um papel crucial. A placa dental cariogênica é dominada por bactérias que produzem ácidos (acidogênicas) e que sobrevivem em ambientes ácidos (acidúricas).

No início da cárie, as bactérias mais envolvidas são os Streptococcus mutans. Elas são muito eficientes na metabolização de açúcares fermentáveis, produzindo ácidos que desmineralizam o esmalte dentário. Na progressão da cárie, as condições ácidas persistem, favorecendo bactérias acidúricas, como os Lactobacillus, que se tornam predominantes à medida que a lesão avança.

Agora vamos analisar as alternativas incorretas:

- A - Streptococcus sobrinus, Streptococcus mutans: Embora Streptococcus sobrinus também seja cariogênico, não é tão relevante quanto o Streptococcus mutans no início da cárie. Além disso, o Streptococcus mutans é mais associado ao início do que à progressão da cárie.

- B - Prevotella intermédia e Tannerella forsythia: Essas bactérias estão mais associadas a doenças periodontais, não à cárie.

- C - Treponema denticola e Porphyromonas gingivalis: Também estão relacionadas a doenças periodontais, como a periodontite, e não à cárie.

- E - Lactobacillus e Streptococcus salivarius: Embora o Lactobacillus esteja envolvido na progressão da cárie, o Streptococcus salivarius está mais associado à microbiota da língua e não é um principal agente cariogênico.

Portanto, a alternativa D é a que reflete corretamente o papel das bactérias no processo de desenvolvimento e progressão da cárie dentária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o papel das bactérias na etiologia da cárie dental, especificamente na sua iniciação e progressão. A alternativa D é a correta porque identifica o Streptococcus mutans como uma das principais bactérias envolvidas no início da cárie dental e o Lactobacillus na sua progressão. O Streptococcus mutans é reconhecido por sua capacidade de aderir ao esmalte dental e de metabolizar carboidratos fermentáveis, produzindo ácidos que desmineralizam o esmalte dentário, iniciando assim o processo cárie. À medida que a cavidade da cárie se forma e o ambiente se torna mais ácido, bactérias como o Lactobacillus, que são tolerantes a ambientes mais ácidos, começam a predominar e contribuem para a progressão da lesão cariosa ao continuar produzindo ácidos. As outras alternativas listam bactérias que podem estar associadas com outras condições ou patologias orais, mas não são tão especificamente ligadas à iniciação e progressão da cárie como o Streptococcus mutans e o Lactobacillus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo