Do ponto de vista da estruturação linguística, avalie a vera...
( ) Três orações compõem a fala do primeiro personagem. Entre a segunda oração e a terceira, que é iniciada pelo conector E, depreende-se uma relação de causa e consequência. Quanto à relação entre a primeira e a terceira, é de adversidade. ( ) A versão escrita da fala do segundo personagem, seguindo o mesmo raciocínio da fala do primeiro personagem, resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas, uma vez que veio o desmatamento, fiquei sem mata. Ou ainda: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas fiquei sem mata porque veio o desmatamento”. ( ) A versão escrita da primeira fala do personagem, conforme a lógica estabelecida – oração principal, oração adversativa, oração causal e consecutiva – resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, mas, embora viesse a crise, perdi o emprego.” Ou, em outra ordem: “Eu trabalhava como segurança, mas perdi o emprego, embora viesse a crise”.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra "E" : V, V e F.
Embora é uma conjunção Concessiva, não causal
A definição de oração é uma frase que possua no mínimo um sujeito, verbo e predicado o ",mas," não poderia ser considerado uma oração e sim uma palavra intercalado por vírgulas apenas.
"Embora" implica oração concessiva, e não causal ou consecutiva, logo, sabendo que a primeira é verdadeira, por eliminação, achamos a letra "E" como gabarito.
mano que questão mais confusa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo