Após a leitura dos dois textos que seguem (notas jornalístic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769506 Português
Após a leitura dos dois textos que seguem (notas jornalísticas – Isto é, 05/02/20), analise as proposições relativas aos aspectos estruturais e as classifique como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:
TEXTO I: Mello deixa STF
O STF vai ficar um bom tempo só com dez ministros. É que Celso de Mello estará de licença médica até o próximo dia 19 de março, em função de uma cirurgia no quadril feita na semana passada no Hospital Sírio Libanês. Pode ser que nem volte mais. Em novembro, quando completará 75 anos, vai se aposentar e Bolsonaro indicará outro para seu lugar.
TEXTO II: Jorginho na vaga?

Os que querem Moro no STF podem se surpreender. Bolsonaro está disposto a indicar o nome de Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, para o lugar de Mello, “traindo” o compromisso assumido com o ministro da Justiça. Jorginho, como é chamado pelo presidente, tem OAB desde 2013 e só apresentou 7 processos à justiça.
( ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF. ( ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”. ( ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”. ( ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial. ( ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.
A sequência CORRETA de avaliação é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos analisar a questão proposta, que aborda conhecimentos de Morfologia, especificamente o uso de pronomes, conectivos e sufixos na estrutura textual. Isso requer uma compreensão clara de como essas palavras e expressões funcionam dentro do contexto dos textos apresentados.

Alternativa Correta: D - V, F, V, V e F.

Vamos entender o porquê:

( ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF.
Esse item é verdadeiro (V). A expressão “é que” serve para explicar por que o STF ficará um tempo com apenas dez ministros, conectando-se à informação precedente de forma explicativa.

( ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”.
Esse item é falso (F). O pronome "seu" refere-se a "Celso de Mello", não a "Bolsonaro", pois é Mello quem deixará o cargo e precisará ser substituído.

( ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”.
Esse item é verdadeiro (V). O núcleo do sujeito é realmente o pronome demonstrativo “os”, que equivale a “aqueles” que querem Moro no STF.

( ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial.
Esse item é verdadeiro (V). A substituição do ponto por “pois” indicaria uma relação explicativa apropriada para expressar a disposição de Bolsonaro em indicar Jorge Oliveira.

( ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.
Esse item é falso (F). Embora o sufixo “inho” possa indicar afetividade, não há evidências no texto que sugiram que o redator compartilha dessa perspectiva afetiva. É uma interpretação subjetiva, e o texto não fornece elementos suficientes para confirmar tal afeto do redator.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF.

(F) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”.

O pronome possessivo se refere ao ministro Celso de Mello.

(V) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”. 

(V) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial. 

(F) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.

A afetividade do diminutivo é do presidente, sendo apenas relatado pelo repórter.

Gabarito: D

Por gentileza,QCONCURSOS,separem os tópicos das questões com mais cuidado,fica muito embaralhado e prejudica quem tem dificuldade de leitura.

E pensar que eu gostava de português...

A oração adjetiva foi considerada sujeito também por ter valor de adjunto adnominal.

A oração adjetiva foi considerada sujeito também por ter valor de adjunto adnominal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo