No trecho "A quantidade de crianças e adolescentes que exerc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3158553 Português
Trabalho infantil cai ao menor nível da série histórica, mas Brasil ainda tem 1,6 milhão nesta situação

        A quantidade de crianças e adolescentes que exerciam trabalho infantil no país caiu para 1,6 milhão em 2023, frente a 2022 (queda de 14,6%). Trata-se do menor patamar da série histórica do IBGE, iniciada em 2016. A proporção de menores no trabalho infantil vinha caindo ao longo dos anos, mas chegou a subir para 4,9% em 2022, após a pandemia.

        Em 2023, porém, o índice recuou para 4,2%, também menor percentual da série.

        Os dados fazem parte da pesquisa "Pnad Contínua Trabalho de Crianças e Adolescentes", divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O levantamento mostra ainda que 586 mil menores de 5 a 17 anos (ou 36,47% do 1,6 milhão de jovens na condição de trabalho infantil), se enquadravam nos "piores trabalhos" da lista TIP (Trabalho Infantil Perigoso).

        Esse também foi o menor contingente da série histórica da pesquisa e representa uma redução de 22,5% frente a 2022, quando 756 mil crianças e adolescentes do país estavam nessa situação. Esses menores desempenhavam funções que envolviam risco de acidentes ou eram prejudiciais à saúde, como operação de máquinas, manuseio de produtos químicos e extração de minério.

        A queda do trabalho infantil foi observada em todas as faixas etárias, mas o recuo foi mais expressivo entre as crianças de 5 a 13 anos, onde houve uma redução de 449 mil em 2022 para 346 mil em 2023 (queda de 22,94%).

        Entre a faixa de 14 e 15 anos, o número de crianças em situação de trabalho infantil caiu de 444 mil para 366 mil, redução de 17,6% em um ano. Já entre a faixa de 16 a 17 anos, a redução foi de 9,41%, de 988 mil em 2022 para 895 mil em 2023.


Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/18/trabalho-infantil-cai-ao-menor-nivel-da-serie-historicamas-brasil-ainda-tem-16-milhao-nesta-situacao.ghtml (adaptado).
No trecho "A quantidade de crianças e adolescentes que exerciam trabalho infantil no país caiu para 1,6 milhão em 2023", a oração sublinhada é classificada como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No enunciado da questão, é solicitado que classifiquemos a oração sublinhada em "A quantidade de crianças e adolescentes que exerciam trabalho infantil no país caiu para 1,6 milhão em 2023". Esta é uma questão de análise sintática focada na classificação de orações subordinadas.

A oração em destaque é uma oração subordinada adjetiva. Vamos entender por que ela se classifica como tal:

Alternativa A - Subordinada adjetiva restritiva: A oração "que exerciam trabalho infantil no país" qualifica o substantivo "crianças e adolescentes", especificando quais são aqueles que tiveram a quantidade reduzida. As orações subordinadas adjetivas restritivas não são separadas por vírgulas e servem para restringir o sentido do substantivo a um grupo específico. Assim, a oração apresenta uma característica que limita o conjunto de crianças e adolescentes apenas àqueles que trabalham. Portanto, essa é a classificação correta.

Alternativa B - Subordinada adjetiva explicativa: As orações explicativas são usadas para adicionar uma informação acessória e são geralmente separadas por vírgulas. Elas não limitam o grupo, mas sim acrescentam uma explicação. Neste caso, a oração está restringindo, não explicando, então a alternativa é incorreta.

Alternativa C - Subordinada substantiva predicativa: As orações subordinadas substantivas predicativas exercem a função de predicativo do sujeito. Elas aparecem geralmente após verbos de ligação, em uma estrutura que não é observada na oração em análise. Portanto, esta alternativa também está errada.

Alternativa D - Subordinada substantiva completiva nominal: As orações completivas nominais completam o sentido de um nome que exige complemento, geralmente um substantivo ou adjetivo, o que não é o caso aqui. A oração em questão não completa um nome, mas sim restringe um grupo, tornando esta alternativa incorreta.

Portanto, a alternativa correta é a Alternativa A - Subordinada adjetiva restritiva, pois a oração sublinhada restringe o significado de "crianças e adolescentes" aos que exerciam trabalho infantil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sempre que for pronome demonstrativo é Adjetiva

quando for subordinada é adverbial

Sem vírgula restritiva

com vírgula explicativa

GAB: A

Oração subordinada adjetiva explicativa

Sem virgula: Restritiva

Com virgula: explicativa

indo mais fundo

ache a função sintática do pronome "que"

primeiro: substitua-o pelo termo antecedente

"adolescentes exerciam trabalho infantil no país"

já que a frase está na ordem SVC, é só analisar

"adolescentes" não é sujeito?

logo, o "que" na frase tem função sintática de sujeito e semânticamente é pronome relativo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo