A alternativa que desobedece à norma culta padrão é:
O cerco ao tráfico
Num momento em que o tráfico de entorpecentes e o crescente poder do crime organizado surgem como fatos nefastos para a sociedade brasileira e como _________ para a normalização da vida das pessoas, um episódio, como o ocorrido no Morro da Embratel, em Porto Alegre, merece destaque. Moradores do local promoveram uma reação organizada contra a imposição da lei do silêncio e do toque de recolher por parte de um consórcio de traficantes. A reação permitiu que as quadrilhas fossem desarticuladas pelas forças policiais e os quadrilheiros, presos. Trata-se de um exemplo que
deixa lições importantes, a começar pela demonstração de que, com apoio dos cidadãos, a polícia pode ser eficaz e ágil, mapear o crime e seus tentáculos e produzir resultados promissores na guerra contra a criminalidade.
O caso do Morro da Embratel reflete, de alguma maneira, a exaustão da sociedade em relação ___ presença prepotente das organizações criminosas que, além de representarem uma usina de crimes e um evidente fator de desagregação social, impõem-se às comunidades como espécies de Estados paralelos. A união dos cidadãos entre si e com as autoridades é a maneira mais adequada de eliminar essas ________ e de isolar os traficantes. O exemplo carioca das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) confirma que esse é o caminho para o resgate de populações e de territórios para a cidadania, evitando sua marginalização e sua rendição ao crime.
Obviamente, a colaboração da sociedade nesse tipo de operação é sempre de alto risco e precisa ser
cercada do máximo de cuidado, devido ao risco de represálias. Por isso mesmo, o esforço recompensado da comunidade ameaçada é exemplar, pois os moradores do Morro da Embratel valeram-se de recursos singelos, como o telefone, para contribuir na operação, reforçando a importância de haver cada vez maiores facilidades para a realização, com segurança, desse tipo de colaboração.
Zero Hora, 3-6-2010.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aplaudiram-nos de forma gratuita.
GABARITO: LETRA B.
Nos aplaudiram de forma gratuita.
O pronome nunca pode começar uma frase, logo está errado.
Força, guerreiros(as)!!
GABARITO: B
Gratuíta não existe, o certo é GRATUITA, sem acento.
Além disso, não pode começar a frase com pronome oblíquo (nos).
O certo seria: Aplaudiram-nos de forma gratuita.
Acrescentando...
"A meu ver é a forma preferencial desta expressão, sendo socialmente mais aceita. Contudo, a forma ao meu ver é igualmente correta."
Fonte: duvidas.dicio.com.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo