Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65826 Engenharia de Software
Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada
a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, relacionamentos e semântica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

Uma classe é um elemento central na programação orientada a objetos (POO). É por meio dela que modelamos as estruturas que irão compor o software. Ela funciona como um molde ou um template que define as características (atributos) e comportamentos (métodos) que serão compartilhados pelos objetos criados a partir dessa classe.

Os atributos são as propriedades que guardam o estado dos objetos, enquanto as operações, também conhecidas como métodos, são as ações que os objetos podem executar. Além disso, as classes podem ter relações entre si, como herança e associação, e uma semântica que define o significado da classe dentro do contexto do software.

Exemplo: Uma classe "Carro" pode incluir atributos como "marca", "modelo", "cor", e métodos como "ligar", "acelerar", "frear". Todos os objetos "carro" criados a partir dessa classe compartilharão esses atributos e métodos, mas cada objeto terá seus próprios valores para esses atributos, o que estabelece o estado individual de cada carro.

Portanto, a afirmação está correta porque captura corretamente a essência do que é uma classe na orientação a objetos: uma descrição abstrata que especifica um grupo de objetos com características e comportamentos comuns.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Achei a questão chata pelo termo "compartilha", dando margem à pegadinha.

Gabarito Certo

Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades -- ou atributos -- o objeto terá.

Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades são descritas através de métodos. Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para a classe.

 

 

 

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo