Qual das alternativas abaixo é CORRETA em relação às linguag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262701 Programação
Qual das alternativas abaixo é CORRETA em relação às linguagens Object Pascal e Java
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Para entendermos o porquê dessa alternativa ser a correta, precisamos discutir um pouco sobre as variáveis em linguagens de programação como Object Pascal e Java.

Em linguagens de programação orientadas a objetos, um objeto é uma instância de uma classe. Quando declaramos uma variável que vai representar um objeto, estamos criando uma referência a um espaço de memória onde os dados que compõem esse objeto serão armazenados. Essa referência pode ser manipulada de maneira dinâmica em tempo de execução, o que significa que podemos criar novos objetos, atribuir a variável a outros objetos ou até mesmo desvinculá-la de um objeto, deixando que o gerenciamento de memória da linguagem de programação faça a limpeza do objeto anterior (como o coletor de lixo no caso de Java).

Portanto, as variáveis que representam objetos tanto em Object Pascal quanto em Java são dinâmicas, o que significa que a alternativa C está correta ao afirmar que "Em ambas as linguagens a variável que representa um objeto deve obrigatoriamente ser dinâmica". Isso se deve ao fato de que os objetos são criados em tempo de execução e suas referências são atribuídas a variáveis que podem ser modificadas durante a execução do programa.

As alternativas A e D estão incorretas porque ambas afirmam que apenas as variáveis estáticas podem representar objetos, o que não é verdade. Em programação orientada a objetos, tanto variáveis estáticas quanto não estáticas (instância) podem referenciar objetos.

A alternativa B também está incorreta, pois sugere a possibilidade de as variáveis serem estáticas ou dinâmicas como se isso se aplicasse à natureza da variável em si no que diz respeito à representação de objetos. No entanto, é importante diferenciar que a variável pode ser de instância ou estática (pertencendo à classe), mas em ambos os casos, essas variáveis podem dinamicamente referenciar objetos diferentes durante o tempo de execução do programa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo