Em busca de cientificidade a Psicanálise de Freud e o Behav...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Comentário:
Essa questão aborda a relação entre a cientificidade da Psicanálise de Freud e do Behaviorismo de Skinner com a ciência positivista. Ambos buscaram enquadrar seus estudos dentro dos princípios da mecânica clássica de Newton, embora cada um com suas particularidades.
A alternativa B é a falsa porque menciona uma perspectiva holística e fenomenológica que não se enquadra no mecanicismo e positivismo destacado na questão. Tanto a Psicanálise quanto o Behaviorismo, em seu momento inicial, não adotavam uma postura fenomenológica e existencialista.
Alternativa A: Esta afirmação é verdadeira. No "Projeto de uma psicologia científica", Freud buscava representar processos psíquicos de forma quantitativa, o que está alinhado com o pensamento positivista e mecanicista.
Alternativa C: Também verdadeira, já que Freud procurava seguir os princípios da ciência moderna para assegurar o respeito e a divulgação de sua teoria.
Alternativa D: Esta alternativa está correta dentro do contexto do Behaviorismo. Skinner se concentrava no comportamento observável e quantificável, uma característica que claramente reflete o positivismo.
Alternativa E: Correta, pois os behavioristas enfatizam a importância da objetividade através do controle das condições experimentais, algo que está alinhado com a ciência positivista.
Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B. Assume-se a perspectiva holística e organísmica do ser humano e adota-se uma visão uma visão fenomenológica e existencial para a compreensão do homem. (INCORRETA)
A Psicanálise Clássica, de Freud, nasce num contexto extremamente positivista e marcado pelo apego a cientificidade e rigidez dos métodos de estudo. Isso se deve ao momento histórico, no qual a Pscianálise floresceu na Europa, bem como a própria formação de Sigmund Freud: neurologista. Seus contatos primevos eram, em sua maioria médicos, enfatizando e influênciando mais ainda o nascimento da Psicanálise e seus métodos de estudo.
Ou seja, só a teoria psicanalítica já invalidaria o item B. Nem precisamos citar o Behaviorismo de Skinner.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo