Durante a década de 1990 muitos especialistas em relações in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Geografia |
Q2785665 Geografia

Durante a década de 1990 muitos especialistas em relações internacionais argumentavam que o mundo bipolar da Guerra Fria tinha sido substituído por um mundo unipolar, onde reinava apenas uma superpotência com poder geopolítico-militar e enorme superioridade no campo econômico e tecnológico: os Estados Unidos. Sobre a geopolítica atual, considere as afirmativas:

I. A tese da unipolaridade se fortaleceu após os ataques de 11 de setembro de 2001, que levou o governo George W. Bush a invadir o Afeganistão e posteriormente o Iraque, este sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.

II. O fortalecimento econômico da China, hoje segunda economia mundial e principal credora dos Estados Unidos, a emergência do G-20 e dos BRICS tende a enfraquecer a tese da unipolaridade atualmente.

III. O governo Barack Obama vem adotando uma postura semelhante à da Doutrina Bush, apostando no unilateralismo e radicalizando o diálogo com os países que compõem o chamado eixo do mal.

IV. A política externa dos Estados Unidos tende ao afastamento diplomático e econômico dos países que compõem o bloco da União Europeia, já que estes se constituem nos principais rivais econômicos e geopolíticos dos norte-americanos.

V. Embora os EUA continuem com mais poder do que os outros países, as relações entre as potências consolidadas e emergentes caminham para uma situação de maior equilíbrio, de maior simetria e até mesmo de maior interdependência, enfim, para um mundo multipolar.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas