Acerca de aspectos semânticos e sintáticos do texto CB1A1, j...
Seria preservada a coerência das ideias do texto se, no segundo parágrafo, a expressão “na medida em que” fosse substituída pelo vocábulo pois.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“Os estudos iniciais do cuidado limitavam-se à ideia de que ele era uma necessidade nas situações de dependência, mas tal entendimento se ampliou. Hoje, ele é visto como um trabalho fundamental para assegurar o bem-estar de todos, na medida em que qualquer pessoa pode se fragilizar e se tornar dependente em algum momento da vida", explica a socióloga. Os avanços da pesquisa levaram à constatação de que a oferta de cuidados é distribuída de forma desigual na sociedade, recaindo, de forma mais intensa, sobre as mulheres."
A substituição da expressão "na medida em que" pelo vocábulo "pois" mantém a coerência das ideias do texto. Tanto "na medida em que" quanto "pois" têm a função de indicar uma relação de causa e consequência, justificando o porquê do cuidado ser visto como um trabalho fundamental para assegurar o bem-estar de todos. Portanto, a substituição proposta não compromete a coerência do texto.
Na medida que⇨ oração subordinada causal.
à medida que⇨ oração subordinada proporcional.
Pois⇨ pode ser causal ou explicativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Certo
A conjunção ''pois'' pode ser causal, explicativa ou conclusiva; já a conjunção ''na medida em que'', em regra, tem sentido de causa.
Logo, a conjunção ''na medida em que'' é perfeitamente intercambiável com a conjunção ''pois''.
Façam a troca da conjunção ''na medida em que'' por outras conjunções causais como: já que, visto que, uma vez que, haja vista etc.
Na dúvida se realmente a conjunção tem sentido de causa, use esse método:
(Causa) O FATO DE...(consequência) FAZ COM QUE.
(Causa) O FATO DE qualquer pessoa poder se fragilizar e se tornar dependente em algum momento da vida, (Consequência) FAZ COM QUE ele seja visto como um trabalho fundamental para assegurar o bem-estar de todos.
Complementando:
Ao passo que, à medida que, à proporção que: conjunção proporcional.
Na medida em que, em razão que: conjunção causal.
Bons Estudos!
''Esforça-te, e tem bom ânimo.'' Josué 1:6
NÃO CONFUNDIR
Na medida em que: conjunção causal
À medida que: conjunção proporcional.
GAB C
Coerência é diferente de sentidos :
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto”, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical”, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.
A coerência se mantém intacta, é possível ler o trecho sem problema algum.
NÃO CONFUNDIR
Na medida em que: conjunção causal
À medida que: conjunção proporcional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo