As sociedades são constituídas por pessoas que celebr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474574 Direito Empresarial (Comercial)
As sociedades são constituídas por pessoas que celebram contratos em que se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica, partilhando entre si os resultados. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra C

a) Errada

A responsabilidade dos sócios na sociedade em comum é ilimitada e subsidiária dos sócios em geral e ilimitada e direta somente 
do sócio que contratou pela sociedade, conforme interpretação do art. 990 do Código Civil: “todos os sócios respondem solidária e 
ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade
”. 

b) Errada

A Sociedade em Conta de Participação (SCP) não possui personalidade jurídica, patrimônio, e nome empresarial. Segundo a doutrina, trata-se de mero contrato especial de investimento.

c) Certa

 O contrato deve mencionar o que cada sócio vai entregar para a sociedade e como vai fazê-lo, além de definir a responsabilidade ou não pelas obrigações da sociedade. 

d) Errada

 Art. 1.039, CC. Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. Parágrafo único. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros, podem os sócios, no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um. 

e) Errada

Art. 1.052, CC. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem 
solidariamente pela integralização do capital social. 

Assim, por exemplo, se um credor da sociedade não recebeu seu crédito devido poderá, após a execução de todo o patrimônio social e não verificada a integralização completa deste, executar qualquer dos sócios para responder às dívidas até o limite faltante para a  integralização completa do capital. Nesse caso, cabe direito a regresso contra o sócio remisso.

Se trata de uma Sociedade de NATUREZA CONTRATUAL em que os sócios tem liberdade para estabelecer as cláusulas do contrato que deve mencionar  se  respondem ou não subsidiariamente pelas obrigações sociais". (CAMPINHO, Sérgio, "O Direito de Empresa" 8ª edição,pp.93)

DA SOCIEDADE SIMPLES

Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

...

VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais. (alternativa C).


b-Na sociedade em conta de participação, o registro do contrato social confere personalidade jurídica à sociedade.
Art. 993 CC. O contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.

a) Na sociedade em comum, a responsabilidade dos sócios é subsidiária ou solidária, dependendo do contrato escrito:

VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

Ademais, aplica-se o benefício de ordem.

Art. 1.023. Se os bens da sociedade não lhe cobrirem as dívidas, respondem os sócios pelo saldo, na proporção em que participem das perdas sociais, salvo cláusula de responsabilidade solidária.

Art. 1.024. Os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de executados os bens sociais.

b) O Registro da sociedade em conta de participação não confere personalidade jurídica a sociedade:

Art. 993. O contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.

c) Na sociedade simples, é o controle escrito que define se os sócios respondem subsidiariamente ou não pelas obrigações sociais.

Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

(...)

VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

d) Na sociedade em nome coletivo todos os sócios respondem ilimitadamente pela responsabilidade da sociedade

Art. 1.039. Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.

e) Na LTDA a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor da cota, mas todos os sócio respondem solidariamente pela integralização do capital social

Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

A questão foi anulada, pois a questão C está correta e a E não está completamente errada. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo