A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704974 Psicologia
Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo todo. Além das mortes, há uma sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e ansiedade em relação ao futuro, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica. Sobre a atuação da psicologia no contexto hospitalar, analise as alternativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta
a) A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde.
b) A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção as desadaptações e sintomas, pela natureza da situação.
c) A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D - Todas estão corretas

Vamos analisar o tema da questão e as alternativas para entender por que a resposta correta é a alternativa D.

O tema central da questão é a atuação da psicologia no contexto hospitalar, especialmente em situações de crise como a pandemia de COVID-19. A questão aborda como os psicólogos ajudam pacientes, familiares e instituições de saúde a lidar com o luto e o sofrimento.

Justificativa da Alternativa Correta:

a) "A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde."
Essa alternativa está correta. A atuação do psicólogo hospitalar é, de fato, abrangente e inclui a atenção à pessoa assistida, à família e à instituição. Esse tripé é fundamental para a abordagem holística e humanizada que caracteriza a psicologia hospitalar.

b) "A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção às desadaptações e sintomas, pela natureza da situação."
Essa alternativa também está correta. A ética e o respeito à singularidade são princípios fundamentais na prática psicológica. Além disso, o psicólogo utiliza seu conhecimento técnico-científico para abordar o luto e as diversas demandas de sofrimento, sempre considerando o contexto e individualidades dos pacientes.

c) "A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito."
Essa alternativa está correta. O trabalho do psicólogo hospitalar não se limita ao sofrimento emocional imediato. Ele envolve um acompanhamento contínuo do paciente, desde a evolução do quadro clínico até o suporte no luto e nas questões relacionadas ao óbito.

Portanto, todas as alternativas apresentadas estão corretas, confirmando que a alternativa D é a resposta certa. A psicologia hospitalar é uma área complexa que requer atenção a múltiplos aspectos da experiência humana, especialmente em situações de crise como a pandemia de COVID-19.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo