O texto, estruturado em forma dissertativa, tem como tema c...
Texto para o item.
Analía Llorente. Por que a origem da linguagem ainda é uma incógnita para a ciência. Hay Festival Digital Colombia@BBC Mundo, 14/3/2021. Internet:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(C)
O próprio título entrega a resposta:
"Por que a origem da linguagem ainda é uma incógnita para a ciência."
TIPOS DE TEXTO:
Coerência-->Lógica
Sentido---->Mesma mensagem
Informativo: texto com predominância de informações técnicas sem ser tendencioso (opinativo). Ex. A ex-presidente Dilma sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Descritivo: texto em que predomina a riqueza de detalhes. A ex-presidente Dilma - acompanhada dos amigos Lula e Chico e Buarque (trajando vermelho e com aparência cansada) - sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Injuntivo: Bula de remédio ou mesmo frases como "chegue cedo", "traga identidade".
Dissertativo: predomina a presença de IDEIAS + DEFESAS (delas). A ex-presidente Dilma - marionete de Lula, criador do PT e acusado de manipulações veladas - sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Narrativo: predominância de uma história. Isso exige: tempo, espaço e fechamento da narração. Ex. A ex presidente Dilma - julgada pelo Senado desde a última quinta-feira, cujo processo de impeachment se baseia nas pedaladas fiscais praticadas pela líder perante a república federativa brasileira nos anos de 2010 e 2016 - deve sofrer a perda do cargo mais importante do poder executivo do Brasil.
Crônica: é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
Justiça e salvação em DEUS grande e eterno obrigado vida e tudo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo