A diabetes é uma doença que acontece quando o organismo prod...
A diabetes é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), e com isso o corpo inteiro adoece. O ACS tem um importante papel no cuidado de pessoas com diabetes. Sobre a diabetes e o papel do ACS, julgue as assertivas abaixo:
I. A diabetes Tipo I pode ocorrer de forma rapidamente progressiva em crianças e em adolescentes, ou de forma lenta em adultos, sendo necessário medicamentos orais diários para se manter controlada;
II. A diabetes Tipo II normalmente ocorre após os 40 anos e, usualmente, se controla apenas com dieta, atividade física e/ou medicamento oral;
III. O ACS deve identificar as pessoas com diabetes em sua área de atuação e preencher a ficha B-DM do SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica).
Assinale a opção CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Somente II e III estão corretas.
Tema Central da Questão: A questão aborda o entendimento sobre os tipos de diabetes e o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no manejo da doença. Para resolvê-la, é necessário conhecimento básico sobre as características dos tipos de diabetes e as responsabilidades do ACS no Sistema de Saúde.
Justificativa da Alternativa Correta:
II. A diabetes Tipo II geralmente ocorre após os 40 anos e é controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos orais. Esta assertiva está correta, pois realmente a diabetes Tipo II é mais comum em adultos e pode muitas vezes ser administrada através de dieta, exercícios e, em alguns casos, medicamentos orais.
III. O ACS deve identificar as pessoas com diabetes e preencher a ficha B-DM do SIAB. Esta afirmação também está correta. O ACS tem um papel crucial na identificação e acompanhamento de diabéticos em sua área, contribuindo para o monitoramento adequado no SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica).
Análise das Alternativas Incorretas:
I. A diabetes Tipo I pode ocorrer de forma rapidamente progressiva em crianças e adolescentes, mas exige uso de insulina, não apenas medicamentos orais. A diabetes Tipo I é uma condição autoimune onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Diferente do que a assertiva sugere, o tratamento envolve a administração de insulina, e não medicamentos orais.
Portanto, a alternativa D é a correta, já que afirmações II e III são verdadeiras, enquanto a assertiva I está incorreta sobre o tratamento da diabetes Tipo I.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O diabetes é uma doença crônica que impede que o organismo use a glicose obtida por meio dos alimentos.
Contudo, a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com que o pâncreas deixe de produzir a insulina. Enquanto a diabetes tipo 2 causa uma baixa na produção do hormônio, que o organismo ainda produz mas não consegue metabolizar corretamente, devido a resistência à insulina desenvolvida ao longo dos anos.
A principal diferença entre as duas doenças está na causa e produção de insulina.
A principal diferença entre as duas doenças está na causa e produção de insulina.
Além disso, no tipo 1 os anticorpos do organismo agredirem as próprias células devido uma disfunção que já nasce com a pessoa, podendo ser uma condição genética. Apesar da diabetes tipo 2 também contar com o fator genético como causa, seus maiores fatores de riscos são a obesidade e sedentarismo.
A diabetes tipo 1 tem uma incidência maior durante a infância, embora possa o diagnóstico possa ocorrer durante a adolescência ou vida adulta.
Nesse caso, o paciente não desenvolve a doença devido ao seu estilo de vida, e sim a um defeito no próprio sistema imune que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Com isso, o órgão deixa de desempenhar sua função da maneira como deveria.
O diabetes tipo 2 pode ser ocorre principalmente por uma alimentação rica em carboidratos refinados e açúcares, embora tenha uma pequena ligação com a origem genética.
Além disso, obesidade e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Na maioria dos casos, as pessoas não apresentam sintomas iniciais, o que faz com que muitos não saibam da existência da doença.
O quadro pode ser reversível quando descoberto durante a pré-diabetes, estágio que antecede a diabetes e que o organismo começa a apresentar falhas na produção e absorção da insulina.
Gabarito incorreto, questao sem resposta. A ficha relacionada ao Diabetes no SIAB é a ficha B-DIA, essa ficha B-DM nao existe.
Em relação às pessoas com diagnóstico de diabetes:
• Identificar as pessoas com diabetes de sua área de atuação e preencher a ficha B-DM do SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica);
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo