“O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou, no dia 14/11...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492114 Atualidades
“O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou, no dia 14/11/2014, as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e União Europeia (UE) contra o país, classificando-as como ilegais, afirmando que enfraquecem as relações econômicas mundiais [...] Os países ocidentais impuseram punições à Rússia pela sua influência (na nação) vizinha (do leste europeu), acusando o país de ajudar os separatistas [...] com armas e tropas, o queMoscou nega.”
                                                                         (Adaptado do jornal Folha de S. Paulo, Mundo, 15.nov.2014.)

O texto se refere às sanções aplicadas à Rússia por auxiliar os separatistas de(da):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - Ucrânia.

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda as sanções econômicas impostas à Rússia devido à sua atuação no conflito na Ucrânia, especificamente na região da Crimeia e no apoio a grupos separatistas no leste ucraniano. Este tema é relevante para compreender as tensões geopolíticas entre a Rússia e os países ocidentais, que se intensificaram a partir de 2014. Conhecer o contexto histórico e político da região é essencial para entender as relações internacionais contemporâneas.

Resumo Teórico:

Em 2014, a Rússia foi acusada de interferir na crise ucraniana ao apoiar militarmente separatistas na região leste do país. Isso levou os Estados Unidos e a União Europeia a impor sanções econômicas contra a Rússia, visando pressionar o país a cessar suas atividades na Ucrânia. As sanções incluíam restrições financeiras, comerciais e pessoais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E - Ucrânia é a correta, pois o texto de apoio menciona a ajuda da Rússia aos separatistas em uma nação vizinha do leste europeu. A Ucrânia se encaixa perfeitamente nessa descrição, sendo o país onde os eventos mencionados ocorreram, especificamente nas regiões de Donetsk e Luhansk.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Taiwan: Taiwan está localizada na Ásia, e não tem relação com os conflitos mencionados na questão.
  • B - Escócia: A Escócia faz parte do Reino Unido e os movimentos separatistas escoceses não têm envolvimento com a Rússia.
  • C - Catalunha: A Catalunha é uma região na Espanha, e seus movimentos separatistas não estão relacionados às ações russas descritas.
  • D - Coreia do Sul: A Coreia do Sul está localizada na Ásia e não tem relação com os eventos discutidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E. A questão explora um entrave geopolítico entre a RússiaXEUAXUcrânicaXUE

Postado em 14/11/2014 21:43

 Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje (14) que as sanções econômicas impostas ao seu país como represália por seu posicionamento em relação ao conflito na Ucrânia são contrárias aos princípios do G20, fórum que reúne as 20 maiores economias do mundo e que se reúne neste sábado em Brisbane, na Austrália.

Em entrevista à agência estatal de notícias russa Itar-Tass, Putin ressaltou que as sanções também desrespeitam o direito internacional, os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. “Vão contra o próprio princípio das atividades do G20, são contrários ao direito internacional, porque as sanções podem ser introduzidas apenas pelas Nações Unidas e seu Conselho de Segurança. Além disso, eles são contra os princípios da OMC e do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o Gatt”.

Leia mais notícias em Mundo 

O presidente russo acusou os Estados Unidos de violar os princípios das organizações que eles mesmos ajudaram a criar. “Isto é prejudicial e, é claro, traz certo prejuízo para nós, mas também é prejudicial para os Estados Unidos, porque, como uma questão de fato, todo o sistema de relações econômicas internacionais está sendo minado”, disse Putin, acrescentando que espera que a “consciência” prevaleça e que o problema se torne coisa do passado.

Perguntado se o G20 ainda é um foro importante em seu formato, mesmo com alguns membros aplicando sanções a outros, Putin disse que é um bom lugar para encontrar outros líderes, para discutir tanto relações bilaterais quanto problemas globais e para o desenvolvimento de pelo menos alguns tipos de consenso sobre problemas de todos e como resolvê-los. Como exemplo, citou uma questão muito importante ao Brasil, que é a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Em uma das reuniões do G20 foi tomada a decisão de reforçar o papel das economias em desenvolvimento nas atividades do FMI e de redistribuir quotas. O Congresso dos EUA bloqueou a decisão”.

Por fim, o presidente russo disse que, em relação à economia e a possíveis crises vindouras, seu governo considera todos os cenários. “Nós estamos considerando todos os cenários, incluindo a chamada queda catastrófica dos preços dos recursos energéticos, o que é bem possível, e nós admitimos isso”, disse, ressaltando, no entanto, que a Rússia tem reservas para se sobressair. “Nossas reservas são grandes o suficiente e elas nos permitem sentir seguros sobre a nossa capacidade de permanecer comprometido com as obrigações sociais e para manter todos os processos orçamentais e toda a economia dentro de um determinado quadro”.

 

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/11/14/interna_mundo,457657/putin-sancoes-a-russia-em-funcao-da-ucrania-sao-contra-ideais-do-g20.shtml

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo