Sobre as diversas teorias e técnicas psicoterápicas, analis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1179384 Psicologia

Sobre as diversas teorias e técnicas psicoterápicas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.

II. Embora o elemento central na compreensão dos problemas do indivíduo seja a cognição, a Terapia Cognitiva Comportamental reconhece a interação recíproca entre pensamentos, estados de humor, comportamento, reações físicas e o ambiente.

III. Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser biopsicossocial e cósmico.

IV. Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou repressão. E chamou de resistência o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos localizam-se no subconsciente.

V. A Sensibilização encoberta na Terapia Comportamental, consiste, primeiramente, em identificar os sinais iniciais ou estímulos, como, por exemplo, sinais de excitação sexual (uma criança com certas características ou uma situação propícia) em indivíduos com pedofilia ou exibicionismo. Depois disso, treiná-los a imaginar uma cena aversiva (sentir náusea e vomitar; depor sobre seu ato na delegacia; sua família descobrir seu comportamento). Essa fantasia é usada sempre que estímulos iniciais são identificados, bloqueando a excitação e impedindo a grave sequência de comportamentos indesejáveis. Isso controla o aspecto emergente do problema, permitindo a abordagem de outras dificuldades pela psicoterapia.

Alternativas