O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912477 Biologia
O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envolve uma série de enzimas e proteínas. Cada uma delas apresenta uma função e um local de atuação específicos, primordiais para que o processo de duplicação ocorra sem intercorrências. A figura abaixo demonstra, esquematicamente, processos relacionados à replicação do DNA, inclusive com a presença de algumas dessas enzimas e proteínas.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).
Sobre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA e suas funções, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.
( ) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.
( ) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.
( ) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.
A sequência correta é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz uma figura representando o processo de replicação do DNA, com algumas indicações de números de 1 a 5 em determinados locais durante o processo. Algumas afirmativas foram trazidas para que sejam avaliadas se são verdadeiras ou falsas, de acordo com as enzimas nesse processo de replicação. Diversas enzimas controlam a duplicação do DNA, que desenrolam as hélices e quebram as pontes de hidrogênio para que a duplicação ocorra, unindo os novos nucleotídeos. Ela ocorre em ambos os sentidos e em vários pontos da molécula, com a enzima DNA-polimerase mediando o encaixe dos filamentos aos novos nucleotídeos, obtendo duas moléculas de DNA a partir de uma inicial. Esse encaixe ocorre de forma complementar, seguindo o emparelhamento A-T, C-G, sendo determinado pela sequência de bases do filamento antigo, formando um filamento com sequência igual ao que antes ocupava essa posição. Essa duplicação é chamada de semiconservativa, por formar cada molécula com um filamento antigo e um filamento novo, complementar. Esse processo desencadeia a duplicação dos cromossomos e a divisão celular. Nesse processo, as enzimas helicases se movimentam sobre as duas fitas do DNA e separam as cadeias, formando uma região em Y chamada de forquilha de replicação. Algumas proteínas ligantes (SSB) se conectam com as cadeias simples, evitando que a conexão anterior se reestabeleça. Uma cadeia nova se forma em RNA, sintetizada a partir da enzima primase, sendo chamada de oligonucleotídio iniciador (ou primer). A formação da nova cadeia se inicia com enzimas como a DNA-polimerase que ligam os nucleotídeos livres ao oligonucleotídeo iniciador, adicionando outros nucleotídeos complementares. A adição de nucleotídeos na fita nova ocorre em sentido contrário ao da fita líder do DNA, através de fragmentos de Okazaki. Então, a enzima ligase conecta os fragmentos e forma uma fita de DNA. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998)


Fonte da imagem: site infoescola.com
 

Analisando a afirmativas:

(V) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental. Verdadeira. Essa enzima auxilia no processo evitando o enrolamento denso das fitas de DNA, no início da replicação.

(V) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas. Verdadeira. O número 5 está representando as proteínas ligantes, que estabilizam as cadeias separadas.

(F) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental. Falsa. A enzima número 3 corresponde a helicase, que separa as cadeias do DNA parental

(F) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4. Falsa. O número 4 representa a forquilha de replicação, mas a enzima 2 representa a enzima primase, que sintetiza oligonucleotídeos.

 
A sequência correta é


A) F, V, V, F. Incorreta. A primeira afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa.

B) V, F, F, V. Incorreta. A segunda afirmativa é verdadeira, e a última é falsa.

C) F, V, F, V. Incorreta. A primeira afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa.

D) V, V, F, F. CORRETA. Todas as afirmativas estão assinaladas corretamente.

E) V, F, V, F. Incorreta. A segunda afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa.


Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C.

(V) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.

(V) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.

(F) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.

O número 3 corresponde à helicase, responsável por desenrolar e separar as fitas de DNA parental

(F) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.

A função da enzima 2, a primase, é sintetizar oligonucleotídeos de RNA, utilizando o DNA parental como molde

Fonte: Biologia de Campbell

LETRA D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo