Na figura, estão demonstradas as etapas para o desenvolvimen...
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Em laboratório, para confirmar se o processo de transformação (indicado pelo número 2) foi eficaz, faz-se a extração plasmidial por lise alcalina. O DNA então obtido é submetido à técnica de PCR (Polimerase Chain Reaction) que atesta, por meio de amplificação, se parte da sequência de interesse está presente no material genético analisado.
Com relação à técnica de PCR, a principal enzima utilizada é a ___________ e suas três etapas, em ordem de ocorrência são: __________, ___________ e __________.
Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O procedimento de PCR envolve 3 etapas, cada uma repetida muitas vezes.
- 1) Desnaturação: o DNA genômico contendo a sequência a ser amplificada é desnaturado por aquecimento a cerca de 95°C por cerca de 30segundos. A dupla fita é aberta( desnaturada), tornando-se uma fita única.
- 2) Anelamento ou hibridização: Após a separação das fitas, um par de iniciadores ou primers ( uma fita de DNA específica para o gene que se quer estudar) complementam a fita oposta da sequência de DNA a ser amplificada. Ou seja, um deles é complementar à sequência em uma fita de dupla-hélice de DNA e o outro é complementar a sequência da outra fita. O molde é determinado pela posição dos iniciadores que se anelas a fita. Essa etapa ocorre a uma temperatura de 60°C.
- 3) Extensão ou Polimerização: Com o molde já identificado, a enzima DNA-polimerase adiciona as bases complementares, formando uma nova fita e então, tem-se novamente a duplicação da fita de DNA . Esse processo acontece a uma temperatura de 72°C.
Fonte: https://kasvi.com.br/3-etapas-pcr/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo