A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, ao fal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704983 Saúde Pública
Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, ao falar do Pacto em Defesa do SUS elenca as prioridades do mesmo. Uma delas, implementar um projeto permanente de mobilização social, possui uma série de finalidades, estas que estão dispostas abaixo. A partir de tais informações, assinale a alternativa onde conste incorretamente uma das finalidades anteriormente citadas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda o Pacto em Defesa do SUS, destacando prioridades estabelecidas na Portaria nº 399/GM/MS de 2006. O foco está em identificar a alternativa que não apresenta corretamente uma das finalidades do projeto permanente de mobilização social vinculado ao SUS.

Alternativa Correta: C

A alternativa C está incorreta porque menciona que a conscientização popular para a participação na gestão do SUS seria realizada por meio de contribuições previdenciárias. No entanto, a participação na gestão do SUS não está relacionada a contribuições previdenciárias. O SUS é um sistema de saúde público e universal, e a participação popular deve ser incentivada por meio de educação em saúde e mecanismos de controle social, como conselhos e conferências de saúde, não por contribuições previdenciárias.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Essa alternativa está correta ao mostrar a saúde como um direito de cidadania, o que é uma das finalidades do SUS, garantindo acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

B - Esta afirmação também é correta, pois reforça a imagem do SUS como um sistema público universal que assegura os direitos de cidadania. Essa é uma mensagem central no processo de mobilização social do SUS.

D - Esta alternativa está correta ao mencionar a garantia, no longo prazo, do incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde. Este é um objetivo claro das políticas de saúde, visando melhorar e ampliar os serviços oferecidos pelo SUS.

E - A alternativa E está correta ao afirmar que o orçamento do SUS deve ser aprovado explicitando o compromisso das três esferas de gestão. Isso é fundamental para a coordenação e comprometimento entre União, Estados e Municípios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NA QUESTÃO DEVE SE TER ,UMA ATENÇÃO A MAIS COM UMA BOA INTERPRETAÇÃO . SE LIDA DE MANEIRA RAPIDA VAI ERRAR

A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, ao falar do Pacto em Defesa do SUS elenca as prioridades do mesmo. Uma delas, implementar um projeto permanente de mobilização social, possui uma série de finalidades, estas que estão dispostas abaixo. A partir de tais informações, assinale a alternativa onde conste incorretamente uma das finalidades anteriormente citadas:

A)Mostrar a saúde como direito de cidadania.

B)Mostrar o SUS como sistema público universal garantidor dos direitos de cidadania.

C)Trabalhar, em longo prazo, a conscientização popular para a participação na gestão do SUS por meio de contribuições previdenciárias.( NÃO ACHE ISSO NA PORTARIA 399 , NÃO CONSIGO EXPLICAR SE ESTA TUDO ERRADO OU EM PARTES )LINK : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0399_22_02_2006.html

D)Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.

E)Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.

___PANDA___

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo