Leia o caso a seguir. Paciente masculino, 50 anos, fazendei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2383725 Medicina
Leia o caso a seguir.

Paciente masculino, 50 anos, fazendeiro, chega ao pronto socorro com dor aguda e intensa em tornozelo esquerdo, com 2 orifícios, com edema +3/4 em membro acometido, bolhas e equimoses, de caráter progressivo e início há 4 horas. Também relata epistaxe e gengivorragia. Refere ter visualizado animal rastejante na mata onde estava. Foram realizados exames laboratoriais cujos resultados foram: Hb 14, leucócitos 12.578 com desvio a esquerda, plaquetas 100.000, creatinina 1,6, ureia 74, EAS com 100.000 leucocituria, > 1.000.000 hemácias, TAP e TTPa alargados.


O soro a ser administrado neste caso deve ser o
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada descreve um caso de um paciente que foi mordido por um animal rastejante, possivelmente uma serpente, o que é indicado por sintomas como dor aguda no tornozelo com dois orifícios de entrada (marcas de presas), edema, bolhas, equimoses, e problemas de coagulação (epistaxe, gengivorragia, TAP e TTPa alargados). Esses sintomas são consistentes com envenenamento por serpente. Dado que o paciente é um fazendeiro e estava na mata, é razoável assumir que ele tenha sido picado por uma serpente venenosa comum na área rural do Brasil. A alternativa correta é a C, "antibotrópico", pois a descrição dada corresponde tipicamente à envenenação causada por serpentes do gênero Bothrops, que são responsáveis pela maioria dos casos de acidentes ofídicos no Brasil. O soro antibotrópico é usado para neutralizar o veneno dessas serpentes. As outras opções indicam antivenenos para diferentes tipos de envenenamentos: anticrotálico para o gênero Crotalus (cascavéis), que geralmente causam sintomas neurológicos distintos; antirrábico para a raiva, transmitida por mordedura ou arranhão de animais infectados pelo vírus da raiva; e antilatrodectus para picadas da aranha viúva-negra, cujos sintomas também são diferentes dos descritos no caso. Portanto, considerando o cenário clínico e epidemiológico, o soro antibotrópico é a escolha adequada para tratar esse paciente.

A ALTERNATIVA CORRETA É

C - antibrotrópico.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS

  • Alternativa A: anticrotálico
  • O anticrotálico é utilizado para neutralizar o veneno de serpentes do gênero Crotalus (cobras cascavéis). Porém, o quadro clínico do paciente sugere uma picada de serpente da família Bothrops (jararaca), não uma cascavel, o que torna essa alternativa inadequada para o caso.
  • Alternativa B: antirrábico
  • O antirrábico é usado no tratamento pós-exposição ao vírus da raiva, e não tem relação com picadas de serpentes. A picada descrita no caso é de uma serpente e não está associada a um risco de raiva.
  • Alternativa D: antilatrodectus
  • O antilatrodectus é utilizado para neutralizar o veneno de aranhas do gênero Latrodectus (viúva-negra), e não tem nenhuma eficácia contra serpentes. Portanto, não se aplica ao caso descrito, que é de envenenamento por serpente.

EM RESUMO

O paciente apresentou sintomas compatíveis com envenenamento por serpente da família Bothrops, como dor intensa, edema, equimoses, sangramentos (epistaxe e gengivorragia), insuficiência renal, leucocitose e distúrbios na coagulação. O tratamento adequado para picada de serpente do gênero Bothrops é o uso do antibrotrópico, que neutraliza o veneno específico dessas serpentes.

PONTOS CHAVE

  • Picadas de serpentes da família Bothrops causam envenenamento com manifestações hemorrágicas e insuficiência renal.
  • O antibrotrópico é o antiveneno adequado para neutralizar o veneno das jararacas e outras serpentes do gênero Bothrops.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo