A figura mostra a formação de estruturas denominadas Quiasma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912488 Biologia
A figura mostra a formação de estruturas denominadas Quiasmas, que ocorrem em cromossomos homólogos.

Imagem associada para resolução da questão
FONTE: SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

O momento da divisão celular representado na figura ocorre na 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. A meiose possui duas etapas, a meiose I (reducional) e a meiose II (equacional). Meiose I, reducional: prófase I: Os cromossomos duplicados na interfase se condensam e formam espirais, trocando material genético (crossing over) entre cromátides não irmãs. Os cromossomos homólogos migram para a placa metafásica, e são formadas as fibras do fuso (microtúbulos); metáfase I: Os cromossomos estão dispostos na placa metafásica pela ligação com os microtúbulos, onde cada cromossomo fica direcionado a um polo; anáfase I: Os cromossomos homólogos separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula, mas com as cromátides irmãs permanecendo unidas; telófase I: Os cromossomos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo. Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas.
Meiose II, equacional: prófase II: Os centríolos migram para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos voltam a se condensar e se direcionam à placa metafásica. O nucléolo e a carioteca se dissolvem; metáfase II: Os cromossomos se alinham na placa metafásica e as cromátides irmãs se separam e se ligam ao microtúbulo dos polos opostos; anáfase II: Os cromossomos separam-se sendo levados para os lados opostos da célula; telófase: Os cromossomos filhos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo. Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: site biologiatotal.com.br


O momento da divisão celular representado na figura ocorre na 

A) Prófase da Mitose. Incorreta. Na prófase da mitose o DNA duplicado se condensa e há formação do fuso mitótico, um par de centríolos migra para cada polo da célula com microtúbulos entre eles e a desintegração do nucléolo ocorre. Não há formação de quiasma.

B) Anáfase da Mitose. Incorreta. Na anáfase da mitose, os cromossomos se separam pelo encurtamento das fibras de fuso, levando cada cromátide para os polos da célula. Não há troca de material genético (quiasma) na mitose.

C) Prófase I da Meiose. CORRETA. Na prófase I da meiose, ocorre a permutação gênica (crossing over) através das regiões proximais, os quiasmas, entre cromátides não-irmãs.

D) Anáfase I da Meiose. Incorreta. Nessa etapa, os cromossomos homólogos separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula, mas com as cromátides irmãs permanecendo unidas.

E) Prófase II da Meiose. Incorreta. Na prófase II, ocorre a migração dos centríolos para lados opostos da célula com fibras do fuso entre eles. Os cromossomos se condensam e se direcionam à placa metafásica. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Prófase I: a célula inicial é diploide (2n = 4). Os cromossomos homólogos formam pares e trocam fragmentos no processo de crossing-over.

Quando observamos a bivalente de perto, vemos que existem regiões em que os braços de cromossomos homólogos se cruzam, formando um X. Essa formação é o quiasma. Ele é a principal estrutura responsável por manter os homólogos unidos. Uma função muito importante do quiasma é a recombinação ou crossing-over.

https://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=3&pag=23&num=3&sub=444#:~:text=Quando%20observamos%20a%20bivalente%20de,a%20recombina%C3%A7%C3%A3o%20ou%20crossing%2Dover.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo