No processo de compactação de arquivos, os binários possuem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846558 Noções de Informática
Quanto aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, aos aplicativos para segurança, às noções de vírus, worms e pragas virtuais e aos procedimentos de backup, julgue o item. 
No processo de compactação de arquivos, os binários possuem alta taxa de compressão dos arquivos de textos. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Arquivos de texto tem uma taxa de compactação muito melhor que arquivos binários, porque possuem mais caracteres repetidos. É normal atingir taxas de compactação de 10 para 1 ou mais quando se compacta um arquivo texto. Arquivos binários, como programas, possuem uma taxa de compactação média de 2:1.

fonte: https://www.guiafoca.org/guiaonline/intermediario/ch18.html

ERRADO ❌

FACILITANDO TUA VIDA QUE EU SEI QUE É CORRIDA:

Arquivo BINÁRIO: é todo arquivo de computador que "NÃO" está em formato de texto. Ex.: Imagem, número, música etc...

#EUSOUAUNIVERSAL ✍⚡

...

Tipos de compactação

Existem basicamente dois tipos de compactação, a compactação sem perdas e a compactação com perdas.

Os exemplos a seguir tentam explicar de forma simples os conceitos envolvidos.

A compactação sem perdas, como o próprio nome diz não causa nenhuma perda nas informações contidas no arquivo. Quando você compacta e descompacta um arquivo, o conteúdo é o mesmo do original.

A compactação com perdas é um tipo específico de compactação desenvolvido para atingir altas taxas, porém com perdas parciais dos dados. É aplicada a tipos de arquivos especiais, como músicas e imagens ou arquivos que envolvam a percepção humana.

Sabe-se que o ouvido humano não é tão sensível a determinados sons e freqüências, então a compactação de um arquivo de música poderia deixar de gravar os sons que seriam pouco percebidos, resultando em um arquivo menor. Uma compactação do tipo ogg ou mp3 utiliza-se destes recursos. O arquivo resultante é muito menor que o original, porém alguns dados sonoros são perdidos. Você só notaria se estivesse reproduzindo a música em um equipamento de alta qualidade e se tivesse um ouvido bem aguçado. Para efeitos práticos, você está ouvindo a mesma música e economizando muito espaço em disco.

Outro exemplo de compactação com perdas são as imagens jpg. Imagine que você tem uma imagem com 60000 tons de cor diferentes, mas alguns tons são muito próximos de outros, então o compactador resume para 20000 tons de cor e a imagem terá 1/3 do tamanho original e o nosso olho conseguirá entender a imagem sem problemas e quase não perceberá a diferença. Exemplos de extensões utilizadas em imagens compactadas são jpg, png, gif.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo