A corrosão é um processo essencialmente elétrico. Uma corren...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219810 Engenharia Mecânica
A corrosão é um processo essencialmente elétrico. Uma corrente elétrica flui entre o cátodo e o ânodo imersos em um eletrólito, fechando o circuito. A fonte de potencial elétrico para ativar uma célula de corrosão pode se originar de vários fenômenos. Por exemplo, áreas de um metal cobertos com sujeira ou incrustrações, na presença de umidade podem dar origem a uma célula de corrosão. Célula com essa caracterização é denominada
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) **Célula anódica**: Este termo não é comumente usado para descrever células de corrosão específicas baseadas em variações locais de concentração de eletrólitos ou oxigênio. Anodos são apenas uma parte da célula de corrosão, onde ocorre a oxidação.

B) **Célula de composição**: Este tipo de célula é baseado em diferenças na composição do material, como quando dois metais diferentes são unidos e formam uma célula galvânica. Isso não se aplica ao caso descrito.

C) **Célula de concentração**: Este tipo de célula ocorre devido a diferenças na concentração de íons ou oxigênio em diferentes partes da superfície do metal. A sujeira ou incrustações podem criar áreas onde a concentração de oxigênio é menor, estabelecendo uma diferença de potencial e formando uma célula de corrosão.

D) **Célula de tensão**: Este tipo de célula é formado devido a tensões mecânicas no material, que não é o fenômeno descrito no caso da pergunta.

Portanto, a alternativa correta é:

**C) Célula de concentração.**

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo