Considere as respectivas descrições abaixo. Caso 1. Foi ate...
Considere as respectivas descrições abaixo.
Caso 1. Foi atendida no Hospital Veterinário uma cadela, raça Cocker Spaniel Inglês, 10 anos de idade, condição corpórea eutrófica, cuja principal queixa por parte da tutora é de que a cadela se mostrava muito apática, inapetente, bebendo muita água e com aumento na frequência de micção. Ao exame clínico, o animal apresenta mucosas hipocoradas, temperatura corporal de 41ºC (normal de 37,5ºC a 40ºC), FR e BC normais e acentuada distensão abdominal. Um hemograma realizado revela neutrofilia 53.000 mm3 (normal de 3.000 a 11.500 mm3 ). Foi realizada uma ultrassonografia abdominal que mostrou distensão dos cornos uterinos e o preenchimento do útero por material fluido hipoecoico. A proprietária também informa que a cadela nunca esteve prenhe e que, em ao menos duas ocasiões, o médico veterinário de sua preferência aplicou um contraceptivo, de cujo nome ela não lembra. O prontuário do animal mostra um histórico de atendimento médicoveterinário frequente, incluindo vacinas e desverminação.
Caso 2. Um cão, SRD, macho, 6 anos de idade, não castrado, condição corpórea
eutrófica, é atendido com um quadro de epistaxe unilateral (esquerda). O exame
para pesquisa de hematozoários mostra-se negativo. É feita uma citologia exfoliativa do seio nasal. O resultado é o seguinte: células epiteliais de descamação, discreta presença de neutrófilos e ausência de atipias celulares indicativas de lesão
displásica/neoplásica. O tutor refere que o problema começou há alguns dias, que
o animal é alimentado com ração; que apresentava comportamento normal, mas
que desde o início dos sintomas se mostra apático e prostrado, a despeito de defecação e micção normais. O animal vive a maior parte do tempo em um ambiente
domiciliar pavimentado, não há outros animais contactantes, mas tem acesso
eventual à rua. O prontuário do animal mostra um histórico de atendimento médico-veterinário frequente, incluindo vacinas e desverminação.
Considerando estritamente os elementos clínico-laboratoriais descritos acima, a
avaliação em relação a um possível quadro resultante de lesões injuriantes intencionalmente induzidas contra um dos pacientes recai sobre: