As estruturas das proteínas são designadas como primária, se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q797056 Biologia
As estruturas das proteínas são designadas como primária, secundária, terciária e quaternária. Na formação da estrutura primária de uma determinada proteína, foram liberadas 170 moléculas de água. Quantos resíduos de aminoácidos compõem esta proteína?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão proposta é E - 171 resíduos de aminoácidos. Vamos entender o porquê.

As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Cada ligação peptídica se forma por uma reação de desidratação, onde uma molécula de água é liberada.

Para compreender melhor, considere que cada ligação peptídica entre dois aminoácidos libera uma molécula de água. Se uma proteína libera 170 moléculas de água na sua formação, isso indica que houve 170 ligações peptídicas formadas.

Agora, vamos lembrar que uma cadeia de proteínas começa com um aminoácido e, para cada ligação peptídica adicional, um novo aminoácido é adicionado à cadeia. Portanto, se temos 170 ligações peptídicas, isso significa que há 171 aminoácidos na cadeia (o primeiro aminoácido mais os 170 adicionais formados pelas ligações).

Assim, a alternativa correta é E - 171 resíduos de aminoácidos.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - 170 resíduos de aminoácidos: Esta alternativa está incorreta porque ela assume que o número de ligações peptídicas é igual ao número de aminoácidos, o que não é verdade. Como explicado, 170 ligações peptídicas significam 171 aminoácidos.

B - 85 resíduos de aminoácidos: Esta alternativa está incorreta porque parece basear-se numa divisão errônea ou em outro tipo de cálculo que não se aplica à formação de ligações peptídicas e à liberação de água.

C - 169 resíduos de aminoácidos: Esta alternativa está incorreta porque subestima o número de aminoácidos. Novamente, 170 ligações peptídicas significam 171 aminoácidos, não 169.

D - 340 resíduos de aminoácidos: Esta alternativa está incorreta porque é um valor muito superior ao necessário. Isso não corresponde à lógica da formação de ligações peptídicas e à liberação de moléculas de água.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para cada dois aminoácidos que se unem por ligação peptídica ocorre a liberação de uma molécula de água. Sendo assim, a quantidade de moléculas de água será sempre (n-1), sendo n o número de resíduos de aminoácidos de uma proteína.

 

Gabarito: letra E

Dois aminoácidos, -1 molécula de H20

  1. Formação das ligações peptídicas: Cada ligação peptídica entre dois aminoácidos envolve a remoção de uma molécula de água. Isso ocorre porque um grupo amino (-NH2) de um aminoácido se combina com um grupo carboxila (-COOH) de outro, liberando água na forma de H2O.
  2. Cálculo do número de ligações peptídicas: Se você tem n
  3. n resíduos de aminoácidos, você terá n−1
  4. n−1 ligações peptídicas. Isto é porque a primeira ligação não requer uma ligação anterior.
  5. Liberação de água: Como mencionado, a cada ligação peptídica formada, uma molécula de água é liberada. Portanto, se foram liberadas 170 moléculas de água durante a formação da estrutura primária da proteína, isso significa que foram formadas 170 ligações peptídicas.
  6. Determinação do número de resíduos de aminoácidos: Se houve 170 ligações peptídicas, podemos escrever a relação:

n−1=170

Portanto, para encontrar n

n=170+1=171

O número total de resíduos de aminoácidos que compõem a proteína é 171.

E. 171 resíduos de aminoácidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo