Estão corretas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para esta questão é a E. Nenhuma das afirmações está completamente correta segundo o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).
Vamos analisar cada uma das afirmações:
I - Vacinação com RB51: A afirmação I está incorreta. A vacina viva liofilizada elaborada com a amostra RB51 não é utilizada obrigatoriamente para bezerras de 3 a 8 meses de idade. A vacina mais comum e obrigatória nesta faixa etária é a B19. A RB51 é utilizada em situações específicas e normalmente em animais mais velhos.
II - Vacinação com B19 após os 8 meses: A afirmação II está incorreta. Bezerras que não foram vacinadas entre 3 e 8 meses de idade não devem ser "regularizadas" com a vacina B19 após essa idade. O protocolo de vacinação com a B19 é específico para a faixa etária de 3 a 8 meses.
III - Marcações após vacinação: A afirmação III está incorreta. Não há exigência para que fêmeas bovinas vacinadas de 3 a 8 meses sejam marcadas com ferro candente ou nitrogênio líquido na face direita, de acordo com o regulamento vigente.
IV - Marcações com RB51: A afirmação IV está incorreta. A marcação após vacinação com RB51 não é estipulada da forma mencionada. As práticas de marcação podem variar e geralmente não incluem o algarismo final do ano de vacinação na anca.
V - Marcações com B19: A afirmação V está incorreta. A marcação "VB" na face não é regra para vacinas B19. Os protocolos específicos de marcação são diferentes e devem seguir as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes.
Portanto, nenhuma das alternativas apresentadas está correta. É importante que os alunos compreendam a importância de estar atualizado com as legislações e regulamentações vigentes, pois elas podem sofrer alterações ao longo do tempo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - O Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) prevê a obrigatoriedade da vacinação de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade com dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra RB51 de Brucella abortus.
Bezerras recebem a B19
II - Bezerras que não foram vacinadas dos 3 a 8 meses de idade deverão ter sua situação vacinal regularizada, mediante a utilização da amostra B19.
Não vacinadas recebem a RB51 q é atenuada.
III - As fêmeas bovinas vacinadas de 3 a 8 meses devem, obrigatoriamente, ser marcadas com ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da face.
Marca do lado esquedo
IV - Fêmeas bovinas vacinadas com a vacina RB51 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação na região da anca.
Marca na face com o V e o numero final do ano de vacinação
V - Fêmeas bovinas vacinadas com a amostra B19 deverão ser marcadas com um VB na face.
É só o V nesses casos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo