Segundo o historiador José Octávio de A. Mello, foram respo...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra C
A monocultura de CANA-DE-AÇUCAR foi responsável pela ocupação do litoral e no sertão de inicio foi a pecuária e a facilidade de obter as sesmaria (partes de terras dadas pelos donos das capitanias para a criação extensiva de gado) e depois algodão!
O certo seria ''Emprestadas'' Pois eles pagavam taxas aos capitães-mor que repassavam ao Estado lusitano.
Os grandes latifúndios, isto é, as unidades produtoras de cana-de-açúcar, que geralmente se instalaram do litoral rumo ao interior, obrigaram a instalação no sertão das práticas de pecuária e do plantio do algodão, pois os engenhos eram muito lucrativos e a pecuária e o algodão ficam num segundo plano, de tal modo que as melhores terras e as melhores práticas foram destinadas para os senhores do açúcar. Por isso, a alternativa C está certa.
A alternativa A é incorreta, a sesmaria foi um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola. O Estado, recém-formado e sem capacidade para organizar a produção de alimentos, decide legar a particulares essa função.
A alternativa B também é incorreta, uma vez que a produção agrícola era voltada para o comércio externo, tendo em vista o modelo mercantilista firmado com o pacto colonial pela Coroa portuguesa.
A alternativa D também é incorreta, de tal modo que a colonização portuguesa foi difundida por grandes latifúndios e não por minifúndios, devido a extensão da nova terra e, em grande parte, do desconhecimento das reais dimensões por parte dos portugueses, além da mentalidade exploratória, que expulsou os índios de suas terras, usufruindo tudo.
A alternativa E também é incorreta, pois a economia não era de subsistência, mas sim para a exportação, baseada no modelo mercantilista instaurado pela Coroa portuguesa, com base na mão-de-obra escrava.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo