A evolução da tecnologia impulsionou o desenvolvimento de d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
O tema central da questão está relacionado ao desenvolvimento de experiências de usuário (UX) para multiplataformas, que incluem dispositivos móveis, desktops e vestíveis. Este é um campo crítico no design gráfico, pois os usuários interagem com diferentes dispositivos ao longo do dia, e garantir uma experiência consistente e satisfatória é essencial.
Ao projetar para multiplataforma, o principal desafio é equilibrar a consistência da experiência do usuário com as peculiaridades específicas de cada dispositivo. Cada dispositivo tem suas próprias características, como tamanho de tela, método de interação (toque, clique), e funcionalidades disponíveis. Assim, os designers devem adaptar o design para cada plataforma, mantendo coerência na experiência do usuário.
Agora, vamos analisar as alternativas:
A - A dificuldade em manter consistência visual e de interação entre plataformas diferentes.
Embora a manutenção da consistência visual e de interação seja um desafio, a alternativa C menciona especificamente o equilíbrio com as peculiaridades dos dispositivos, que é o ponto mais complexo no design multiplataforma. Portanto, a alternativa A não aborda o aspecto mais amplo do desafio.
B - A escassez de ferramentas disponíveis para testar designs em diferentes dispositivos.
Hoje em dia, existem várias ferramentas para testar designs em multiplataformas, como simuladores e emuladores. O problema maior está em como adaptar e ajustar o design para atender a diferentes exigências, mantendo uma experiência de usuário harmoniosa.
C - A dificuldade em equilibrar a consistência da experiência do usuário com as peculiaridades específicas de cada dispositivo.
Esta é a alternativa correta, pois destaca o desafio de oferecer uma experiência de usuário consistente enquanto se adapta às características únicas de cada tipo de dispositivo, algo essencial para um design eficiente e eficaz em contextos multiplataforma.
D - A ausência de diferenças significativas entre os usuários de diferentes dispositivos.
Esta alternativa é incorreta, pois sugere que os usuários não têm diferenças significativas, o que é contrário à realidade. Usuários de diferentes dispositivos têm expectativas e maneiras de interação distintas, e ignorar isso pode comprometer a eficácia do design.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo